Estar bem posicionado no Google é indispensável para quem tem uma loja virtual. Saiba como o SEO para e-commerce pode te ajudar com isso.
O marketing digital é um segmento amplo e dinâmico, capaz de ter sua estratégia adaptada a qualquer tipo de empresa, seja ela on ou offline. São várias frentes disponíveis: mídias sociais, publicidade de busca, marketing de conteúdo e, claro, SEO.
Todos nós sabemos que praticamente toda compra começa com uma busca no Google, e se você pretende que sua loja virtual tenha mais resultado daqui pra frente, é fundamental investir no posicionamento de seu site. Nosso objetivo com este post é mostrar a você por que você deve investir em SEO para e-commerce.
O que é SEO?
Antes de mais nada, vamos definir o que é esta metodologia. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca, que nada mais é que o trabalho de marketing digital, que tem como objetivo deixar seu site melhor ranqueado nas páginas de busca do Google.
Existem várias boas práticas nesse trabalho, e o SEO se baseia principalmente em três pilares: relevância, tecnologia e conteúdo. O primeiro ponto consiste no quanto o site é importante para o usuário, levando em consideração métricas como tempo na página e número de links que apontam para o site. O segundo ponto tem a ver com a parte técnica do site, a plataforma utilizada, a velocidade de carregamento e tudo o que influi na experiência do usuário. Por fim, o terceiro ponto é o conteúdo, que é a base de tudo o que tem a ver com o Google.
Por que investir em SEO para e-commerce?
Uma forma de ser encontrado pelos clientes
Como falamos no começo, toda compra começa com uma busca no Google e, nesse momento, é fundamental que sua loja virtual esteja bem posicionada. Dessa forma, isso pode ser feito através da compra de mídia paga – Google Adwords – ou SEO. A primeira opção é mais rápida, mas demanda maior investimento. Se você quer um trabalho sustentável e forte no longo prazo, o SEO para e-commerce é o melhor caminho.
Importância para a experiência do usuário
A experiência do usuário é uma das questões mais importantes para qualquer tipo de site, em especial para uma loja virtual. Se fizermos a analogia para uma loja física, é como a experiência que o cliente vive dentro da loja, com o espaço físico e os vendedores. Se ele conseguir encontrar tudo o que procura, sua experiência será satisfatória e as métricas mostrarão isso também para o Google.
Conteúdo para gerar vendas
O SEO também se baseia na geração de conteúdo, o que é parte das metodologia de Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing. Nem sempre um usuário que faz uma busca está pronto o suficiente para comprar. Nesses casos, se você estiver investindo em SEO para e-commerce, possivelmente seu site terá um blog, e por isso você poderá angariar esse usuário indeciso. Dessa maneira, uma vez que você consiga conquistar a confiança e a credibilidade dele, quando quiser comprar, ele vai lembrar-se de você.
Investimento de longo prazo
Como falamos antes, o SEO para e-commerce é um investimento de longo prazo: ele pode não trazer retorno logo no início mas, se for bem feito, atingirá o resultado de ranqueamento depois de um tempo e se manterá por lá durante um período. Ou seja, é um ciclo que só tende a crescer.