Com a alta no preço dos materiais escolares, os pais estão buscando por alternativas mais econômicas. Saiba como atrair esses consumidores para a sua loja virtual.
Após o recesso escolar e um longo período de aula online, algumas escolas estão voltando com as atividades presenciais. A volta às aulas 2022 vem acompanhada da temida lista de muitos pais: a de material escolar.
Para quem for comprar material escolar este ano irá se deparar com os preços mais altos. De acordo com o Procon-SP, a diferença de valor é em média 16% comparado ao começo de 2021.
Com a alta nos preços, os pais estão buscando alternativas para economizar na compra, sobretudo aqueles que possuem mais de uma criança em casa.
Quando se trata de economia, a primeira palavra que vem na cabeça é pesquisar. Para muitas pessoas, bater perna durante o dia visitando diversas papelarias não é uma opção. Afinal, isso demanda tempo. Dessa forma, as lojas online atraem esses consumidores.
Os e-commerces proporcionam infinitas opções de marcas e valores na praticidade de não precisar sair de casa para realizar a compra. Porém, alguns atrativos oferecidos pelas lojas físicas são difíceis de oferecer no ambiente online, mas não impossível.
Descontos e clube de indicação
Algumas lojas físicas já oferecem a opção de desconto para compras de grande quantidade. Com isso, pais com o intuito de economizar se juntam para adquirir os materiais e baratear o custo.
Para aderir a essa alternativa no e-commerce é necessário criatividade. É preciso entender qual maneira funciona melhor para sua loja virtual.
Você pode oferecer em seu site combos de produtos em grande quantidade e com um preço mais acessível. Assim, os pais podem comprar juntos. É uma opção bem semelhante à praticada pelas lojas físicas.
Os combos também podem possuir mais um item, como por exemplo: lápis, borracha, apontador, cola e tesoura. Praticamente toda lista de material escolar infantil contém esses itens. Certamente, se o valor do combo compensar mais que a compra individual, os pais irão apostar no mais barato.
Além disso, é possível criar clubes de indicação, por exemplo. No qual, um cliente indica outro e ambos ganham desconto.
Segmentação do site
Facilite a vida de pais atarefados. Se o seu e-commerce não vende apenas itens de papelaria, crie abas ou seções exclusivas para a volta às aulas 2022. Assim, você ajuda quem procura por materiais escolares e não tem muito tempo disponível. Evitando também que pessoas que têm dificuldades para localizar os itens desista e procure outra loja virtual.
Uma outra opção é segmentar o seu e-commerce por faixa etária, como infantil e juvenil, por exemplo. Já que, quem está comprando produtos para um adolescente não irá se interessar por massinha de modelar e giz de cera.
Divulgação nas redes sociais
A divulgação é uma estratégia essencial. As redes sociais têm papel fundamental nisso. Sendo assim, aposte em posts para atrair o seu público.
Se você está oferecendo algum produto com um preço imperdível, publique nas redes sociais. Não esqueça de instigar para que as pessoas compartilhem com os amigos.
Além disso, você também pode mostrar de forma detalhada as novidades de papelaria e a infinidade de produtos que sua loja oferece para a volta às aulas 2022. Isso gera curiosidade e faz com que as pessoas lembrem da sua loja virtual.
Entrega rápida e gratuita
Mesmo oferecendo promoções e descontos é fundamental que a entrega do seu e-commerce também seja um atrativo. O frete é fator decisivo para compra online. É necessário possuir boas opções de entrega para garantir a venda.
Para isso, você pode disponibilizar entrega rápida como estratégia. Afinal, quem compra em lojas físicas leva os produtos para casa na mesma hora. Entregas no mesmo dia para a sua cidade e região é interessante, mesmo que seu cliente tenha que pagar um pouco mais por isso.
O frete grátis também é muito bacana, mesmo que a entrega seja um pouco mais demorada. Assim, você pode proporcionar uma opção gratuita e outra mais rápida.
Conte com a Frenet para oferecer as melhores opções de frete na sua loja virtual. Crie sua conta e emita etiquetas de frete na hora e sem burocracia.