O empreendedor de e-commerce sabe que a nova realidade é apostar em vendas através de múltiplos canais e um sistema de gestão pode te possibilitar isso!
Seja através da loja virtual e de marketplaces ou mesclando a experiência virtual com a loja física.
É uma maneira de conquistar novos clientes e possibilidades no e-commerce.
Principalmente para quem está começando, estar integrado a grandes canais de venda é fundamental para adquirir mais vendas. Assim, terá a possibilidade de criar boas experiências de compra e consequentemente garantir boa reputação online ao negócio.
Porém, a operação passa a ficar cada vez mais complexa e por isso, a organização interna do negócio é fundamental para que as vendas continuem ocorrendo com sucesso.
Dicas para iniciar as vendas em marketplaces
Primeiramente, estude o mercado e as plataformas onde quer vender para poder ter boas ferramentas para auxiliar no trabalho.
A partir disso, é importante dispor de um sistema de gestão, que possua integrações com os maiores marketplaces do mercado.
Um sistema de gestão aumenta a produtividade dos colaboradores e garante mais tempo para focar em ações de impacto.
“Estar online” é importante para ter mais chances de vender. Esteja em múltiplos canais faz que você apareça para mais clientes.
A audiência que um marketplace tem a loja virtual sozinha pode demorar muitos anos para ganhar. Use o marketplace para alavancar o seu e-commerce.
Confira algumas dicas para acertar em cheio na estratégia de vendas em marketplaces:
- Informações completas: para conquistar a confiança do consumidor, é fundamental ter informações claras e descrições completas dos produtos;
- Fotos lindas: é importante que as fotos sejam boas e mostrem diferentes ângulos do produto. Isso minimiza possíveis dúvidas do cliente com relação ao produto;
- Opte por plataformas que façam sentido ao seu negócio: existem marketplaces de nicho e abrangentes. Analise o que mais faz sentido para o seu negócio.
- Logística e prazos de entrega: No e-commerce, o cliente não compra apenas o produto, ele compra também agilidade logística para a entrega, portanto, esse é um setor que merece toda a atenção e precisa estar organizado. Ofereça transportadoras eficientes para seus clientes, colocando a cotação diretamente no marketplace.
- Integre a gestão para administrar bem os canais de venda: Com uma plataforma de gestão todos os canais da loja ficam integrados. A ferramenta dispões de diversos serviços que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores entre outros.
Vantagens de vender em múltiplos canais:
- Maior visibilidade do seu negócio: marketplace é uma grande vitrine, e permite que o vendedor tenha mais chances de venda;
- Menor investimento em publicidade: o investimento em publicidade muda, uma vez que o lojista só paga depois de vender.
- Além disso, a plataforma já faz os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos consumidores;
- Maior alcance aos seus produtos: a maior variedade de público também permite maior presença digital do seu negócio. Alcance consumidores que talvez não o encontrariam apenas na loja virtual;
- Mais praticidade ao cliente: O consumidor quer fazer compras seguras e encontrar diversos produtos de sua necessidade no mesmo canal.
O foco deve ser a experiência do consumidor:
Criar um negócio unificado pensando sempre na experiência do consumidor passa por integrar as diferentes plataformas utilizadas. Isso faz com que seu negócio esteja unificado e com mais oportunidades de vendas.
Mas para isso, é importante organizar o seu negócio para garantir uma ótima experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.
Optar pela integração completa de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente.
Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.
Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.
O Bling é um sistema de gestão voltado para o e-commerce que auxilia na sincronização do fluxo de caixa, estoque e logística em uma mesma plataforma, facilitando o seu trabalho.
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