O ticket médio é um dos indicadores de rendimento mais importantes para sua loja virtual. A partir dele que você terá um “norte” para as decisões que deve tomar para o seu negócio crescer.
Você já parou para calcular o valor do seu ticket médio do seu e-commerce? Talvez ele seja parte do seu problema. Muitas vezes os valores das compras são muito baixos. Dessa forma, acaba não compensando todo o processo para a consolidação e a entrega de uma venda.
Uma situação muito recorrente em lojas virtuais é: você vê o número de pedidos e compras crescendo, mas no fim do mês percebe que o lucro não acompanha esse aumento. Seus clientes estão consumindo e os produtos do seu estoque estão girando, então o que pode estar errado?
Se a sua loja está nessa situação, não se desespere! Há algumas estratégias eficazes que você pode utilizar para aumentar o ticket médio do seu negócio online. Confira!
Como calcular o ticket médio
Antes de qualquer ação para aumentar o ticket médio da sua loja virtual, é preciso saber como fazer o calculo corretamente. É muito simples! Pegue o faturamento bruto total de um determinado período (pode ser dia, semana, mês) e divida pelo volume total de vendas do mesmo período. Veja a fórmula:
Ticket médio = faturamento bruto / volume total de vendas
Descontos progressivos
Uma ótima forma de aumentar o valor de uma compra é oferecer descontos progressivos. Sendo assim, tente sempre dar ao consumidor a sensação de que ele está recebendo algum tipo de benefício com aquela compra, sempre dá certo!
Vamos dar um exemplo de uma livraria virtual: a cada x livros comprados por um cliente, o desconto vai aumentando progressivamente (3 livros 6%, 5 livros 10%, 10 livros 20%). Isso faz com que ele seja incentivado a comprar mais e de uma só vez, o que aumenta o valor do seu ticket médio.
Frete grátis
O frete grátis é uma das estratégias mais certeiras para incentivar o cliente a fechar uma compra, aumentar o número de pedidos e o ticket médio. No entanto, para colocar em prática essa ação é preciso um pouco de atenção. Crie algumas condições para que o frete grátis também seja vantajosa para o lojista: delimite um valor mínimo de compras para que a entrega seja gratuita.
Mantenha-se atento para que as entregas sejam sempre realizadas conforme prometido ao cliente. A entrega é muito importante para que você fidelize o consumidor e fazer com ele retorne posteriormente para comprar mais na sua loja.
Se você não sabe como automatizar o frete grátis no seu e-commerce, nós temos a solução. Na Frenet você pode criar regras de frete que irão auxiliar as suas campanhas, inclusive a de frete grátis. Você consegue cadastrar a regra e a condição para que ela seja aplicada. Dessa maneira, quando o cliente se enquadrar nas condições, a opção de frete grátis irá aparecer automaticamente.
Além disso, te ajamos a encontrar e disponibilizar as transportadoras mais adequadas para a sua loja virtual. Crie sua conta gratuitamente na Frenet e conheça na prática!
Produtos relacionados
Esse é um recurso bastante utilizado em lojas virtuais. Relacionar produtos similares da sua loja que possam despertar o interesse do cliente no momento da compra aumenta as chances de ele colocar no carrinho um número maior de produtos do que planejou comprar.
Para lojas virtuais de roupas, por exemplo, é interessante exibir na página alguns acessórios ou outras peças de roupas que combinem com o produto que o cliente está olhando para comprar.
Cupons de descontos
Os cupons de desconto oferecem vantagens para os consumidores sem prejudicar o lucro da loja. Considere apostar neles para aumentar o seu ticket médio!
Você pode fazer uma parceria entre lojas e sites especializados em cupons ou até mesmo oferecê-los em e-mails marketing para seus clientes. Os descontos devem variar entre 5% até 50% e durar por um período pré-determinado.
Mãos à obra
Faça um planejamento antes de executar cada ação. Organize quais produtos terão descontos, quais os prazos das promoções e os valores possíveis de serem oferecidos para que você aumente o ticket médio e não tenha prejuízos.
Além disso, comece implementando uma ação por vez, para que seja possível mensurar os resultados de cada uma delas. Assim, você poderá ir testando quais estratégias funcionam melhor no seu negócio.