A queima de estoque é uma prática comum entre os comerciantes. Muitos consumidores, aliás, têm deixado de fazer compras nos meses de grande demanda para aproveitar os descontos da baixa temporada.
O que parece ser uma boa estratégia de vendas e marketing para alavancar o faturamento, pode se tornar um grande problema nas finanças, caso as promoções não sejam traçadas corretamente.
Pensando nisso, neste post, vamos ensinar como fazer queima de estoque eficiente. Confira!
Como saber se é o momento certo para fazer queima de estoque?
Um dos primeiros passos para fazer uma queima de estoque eficiente é conseguir identificar o momento certo. As datas comemorativas são ótimas opções para liquidação, uma vez que os clientes já estão inclinados a fazer compras.
Nem sempre a baixa na procura está ligada ao preço. Às vezes, a estratégia de marketing não está sendo satisfatória e, dessa maneira, mesmo que você faça liquidações, não vai conseguir resolver os problemas de estoque e faturamento.
Como fazer queima de estoque eficiente?
Saber identificar o momento correto da queima de estoque é só o primeiro passo para que ela seja eficiente. É importante levar em consideração outros aspectos para que você não fique no prejuízo. Falamos melhor sobre eles nos tópicos abaixo.
Determine os produtos que vão entrar na liquidação
Antes de lançar a queima de estoque, determine quais são os produtos que vão entrar na liquidação. Se o seu e-commerce for de vestuário por exemplo, foque nas peças de mudança de estação, como a promoção dos itens de verão quando o inverno estiver se aproximando.
Lembre-se de que o foco da liquidação é “limpar” o estoque e fazer girar os produtos que não estão tendo saída, portanto, não vale a pena oferecer desconto nos itens que acabaram de chegar.
Saiba calcular os descontos
Esse é um dos maiores desafios dos lojistas. Muitos não sabem como precificar seus produtos e, sem aprender esse passo importante, os descontos também são calculados de maneira equivocada.
Você deve levar em consideração o custo total da venda e não apenas do item, ou seja, não deixe de contabilizar gastos, como impostos, aluguel, manutenção, marketing, entre outros.
Esse será o custo total do produto e é a partir daí que você conseguirá calcular o desconto correto.
Crie uma promoção estratégica
Reduzir o preço em determinados itens não é a única maneira para fazer uma queima de estoque eficiente. Há outros tipos de promoção que, se bem trabalhadas, conseguem gerar lucro para o varejista. Algumas sugestões de como fazer isso são:
- ofereça descontos progressivos conforme o valor total da compra, o que pode influenciar o cliente a comprar mais do que o planejado;
- leve 2, pague 1 continua sendo uma ótima promoção e o cliente sai da loja com a impressão de que levou um produto de graça;
- ofereça benefícios a cada x reais em compras. Eles podem ser descontos em uma futura compra, frete grátis ou um novo item. Essa é uma outra maneira de encorajar o consumidor a comprar mais do que o planejado.
Fidelize a clientela
Além de servir para tirar os produtos parados da prateleira, a queima de estoque também é uma ótima oportunidade para captar e fidelizar novos clientes. Para isso, ofereça um serviço impecável, que se preocupe com a navegabilidade do site, ofereça cupons de desconto para uma próxima compra, verifique o cumprimento do prazo de entrega e que tenha capricho com a embalagem e um bom pós-venda.
Não se esqueça de aproveitar essa oportunidade para trabalhar uma boa estratégia de marketing digital. Envie os produtos com um bilhete escrito à mão, por exemplo, e peça para que o cliente tire uma foto e marque a loja em suas redes sociais.
Entendeu como fazer queima de estoque eficiente? Para isso é necessário ter conhecimento do seu negócio, ou seja, margem de lucro, estoque e perfil da clientela. Com uma boa organização, é possível utilizar as estratégias corretas nos momentos adequados e não sair no prejuízo.
Se você quer ampliar os seus conhecimentos sobre como melhorar o seu lucro, leia o nosso texto a respeito dos principais desafios de operações logísticas no e-commerce.