Saiba que uma loja online é uma excelente oportunidade de negócios. O e-commerce cresce cada dia mais, assim como seus variados segmentos.
A comodidade de poder adquirir um produto ou serviço sem sair de casa é uma das grandes razões por esse tipo de mercado ganhar tanta projeção.
Muitos empreendedores em potencial imaginam que haja alguma fórmula mágica com a qual as pessoas ganham dinheiro sem esforço.
Mas fique atento, pois essa não é a realidade.
Embora seja possível sim ganhar dinheiro trabalhando pela internet, há muitos erros que precisam ser evitados ao abrir um negócio próprio, e é sobre eles que falaremos no post de hoje.
Além disso, para começar com o pé direito também é importante receber algumas dicas essenciais para o início da sua jornada de vender online!
Para saber as melhores dicas e erros que você não deve cometer ao vender online, continue lendo este post especial!
Top 4 dicas para vender online
1- Se planeje com antecedência
É muito importante que você se planeje com antecedência para sempre vender online.
Tudo feito com calma fica melhor feito, já ouviu aquele ditado: ‘’a pressa é inimiga da perfeição’’? Pois é, isso é real!
Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação, por exemplo.
Fazendo todo esse planejamento e estratégias eficientes, o seu e-commerce com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o seu próprio potencial para vender online.
E, claro, os resultados disso serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns! São só vantagens!
2- Crie promoções
O primeiro passo para se destacar da concorrência e vender online é colocar em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público.
O que mais influencia na decisão de compra dos consumidores é o preço, por isso, também é interessante investir em estratégias de marketing e trabalhar na identidade visual da sua empresa para poder vender online.
3- Analise os custos e defina preços inteligentes
Lembre-se de que nem sempre é boa ideia tentar reduzir seus preços abaixo dos preços da concorrência, pois seu negócio dificilmente crescerá assim e se a concorrência conseguir oferecer preços mais baixos ainda sua estratégia será inútil.
Em vez de definir os preços mais baixos,você terá de encontrar os preços ótimos para gerar lucros e assumir uma postura competitiva durante a loucura das compras.
Analise seus custos, respeite com rigor as margens de lucro previstas e fique atento aos preços da concorrência!
4- Invista em divulgação e na satisfação dos seus clientes
É fortemente recomendável que você invista em divulgação das promoções.
Para isso, use as redes sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.
Alavancar o senso de urgência é muito importante também e uma dica a se considerar para vender online.
O senso de urgência faz com que os visitantes da sua loja e outros compradores tomem a decisão de compra imediatamente por considerar fatores que podem fazê-lo perder a oportunidade, como: estoque limitado, duração das ofertas, produtos ou valores agregados com duração limitada, dentre outros fatores.
O objetivo de alavancar o senso de urgência é fazer com que o cliente finalize o processo de compra e que ele tome a decisão de adquirir seus produtos, sendo algo muito positivo para o seu e-commerce.
4 erros que você não deve cometer ao vender online
1- Não fazer o controle de estoque
Tenho certeza de que um erro muito comum entre as pessoas que começam a vender online é não planejar seu estoque. O controle de estoque deve ser feito frequentemente!
Em datas importantes, como a Black Friday, suas vendas podem aumentar consideravelmente.
Por isso, a falta do levantamento com antecedência pode fazer com que seus clientes comprem um produto que não existe mais no estoque da sua loja virtual, espantando seus clientes conquistados e manchando a reputação do seu e-commerce.
2- Não dificulte a compra
Não dificulte o processo de compra e principalmente as trocas! O volume de compras realizadas vale muito mais que aquelas vendas problemáticas.
Não viole a lei: o consumidor tem 7 dias para trocar ou devolver um produto, desde que não tenha usado (direito de arrependimento).
Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o direito de arrependimento é uma garantia fornecida ao comprador, que pode desistir de uma compra feita, inicialmente, por telefone ou fora do estabelecimento comercial.
Contudo, a legislação acabou servindo também para compras pela Internet, justamente, pelo fato de determinar que o usuário não deve ter acesso ao produto físico.
3- Não ter um planejamento financeiro estratégico
Não basta apenas abrir uma loja e colocar produtos à venda para começar a vender online. É preciso mais que isso. É preciso planejamento, buscar conhecer o mercado e os seus possíveis concorrentes, conhecer o seu público e a melhor forma de interagir com ele.
É preciso também realizar uma previsão de seus custos e de suas receitas, além de calcular, muito bem, o valor de venda de seu produto ou serviço, que seja compatível com o mercado e que seja capaz de cobrir seus custos e ainda auferir algum lucro.
Ao planejar o seu controle financeiro é indispensável que você determine o registro de todas as entradas e saídas do caixa de sua empresa.
Mesmo que os números não sejam precisos e ocorram ganhos maiores ou menores do que aqueles que foram estipulados, é necessário que se realize a projeção desses ganhos, levando-se em conta os vários tipos de cenários futuros que podem ocorrer.
4- Não escolher a melhor plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce é o fator mais importante para o sucesso de uma empresa.
Uma funcionalidade importante que sua plataforma de e-commerce deve ter é o One Page checkout.
Ele faz os pedidos virarem vendas, tornando o processo de compra simples e rápida, dando para o visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do site.
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Hoje em dia, é raro ver plataformas que possuem sistema de blog interno, porém esse recurso é extremamente importante, por exemplo, para uma melhor indexação no Google.
Além disso, cuidar de um blog que fica “dentro” da sua loja virtual o que facilita muito mais fazer as configurações e manter a identidade visual da sua marca!
Espero que este post tenha ajudado você! Agora, só falta começar a vender online!
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