A entrega antecipada é uma estratégia nova e completamente inovadora no mercado. É um serviço que surge como diferencial para as compras pela internet, cada vez mais comuns nos dias atuais.
A compra on-line é um ciclo que começa na observação do produto, decisão de compra, pagamento, envio do produto e entrega domiciliar. Para o cliente decidir em qual empresa comprar o produto desejado, ele observa as vantagens que cada loja oferece ao seu cliente, tais como qualidade do produto, preço, custo do frete, confiabilidade do site e prazo de entrega.
A Amazon decidiu oferecer um serviço diferenciado e pensou em um método de entrega inovador para seus produtos, que é a entrega antecipada. Neste artigo, vamos entender seu conceito, seu funcionamento e suas etapas.
O que é a entrega antecipada?
A entrega antecipada é um método de entrega que está sendo desenvolvido e patenteado pela empresa Amazon. Ele tem como principal finalidade satisfazer o cliente.
Para isso, a empresa levantou algumas questões, para idealizar a melhor forma de oferecer um ótimo serviço de entrega aos seus clientes. A ideia escolhida foi o envio do produto antes mesmo do cliente finalizar a compra, realizando uma rápida entrega, satisfazendo o sentimento de imediatismo e surpreendendo o cliente.
Como ela funciona?
O método de entrega antecipada trabalha junto de um algoritmo, que calcula a probabilidade do cliente finalizar a compra de um determinado produto, após analisar alguns comportamentos, como, por exemplo:
- O tempo em que ele permanece numa página de produto;
- O número de vezes que observa um mesmo produto.
Além desses comportamentos, o algoritmo utiliza também dados de registro fornecidos pelo próprio cliente, seu histórico de pesquisas, histórico de compras ou abandono de carrinho e algumas outras variáveis para tentar prever e agir de forma eficiente no envio antecipado do produto.
Como é realizado o envio antecipado?
Quando o algoritmo calcula uma grande probabilidade de compra, o produto é embalado e preparado para ser antecipadamente enviado do Centro de Distribuição (CD) ao Centro de Transportes Multimodal (HUB) que estiver localizado mais próximo do potencial cliente.
Quando esse potencial cliente finaliza a sua compra, o produto é enviado do HUB em que está localizado direto ao domicílio do cliente. Se o cliente finalizar a compra ao longo percurso entre o CD e o HUB, o endereço é alterado e o produto é enviado diretamente ao domicílio, sem passar pelo HUB. Assim, a entrega economiza mais tempo ainda.
E se o cliente não finalizar a compra?
Não há problema se o cliente não finalizar a compra, pois o produto pode ser repassado a outro cliente próximo ou encaminhado para o HUB e ficar disponível para outros potenciais clientes. Dessa forma, a empresa não sofre com a logística reversa, reduzindo custos.
A entrega antecipada é uma tendência muito inovadora que certamente terá grande aprovação por parte dos clientes. Ela cumpre um papel importante em termos de avanço tecnológico, já que tem sucesso garantido graças à junção dos setores de transporte e logística. Entre suas vantagens, estão:
- Clientes mais fiéis e satisfeitos;
- Economia de tempo;
- Aumento de produtividade.
E você, já tinha ouvido falar dessa estratégia? Ficou alguma dúvida sobre entrega antecipada? Comente abaixo e compartilhe conosco suas impressões a respeito!