Você sabia que o frete fica apenas atrás do preço na lista de motivos que o cliente considera quando vai escolher uma loja online para comprar? Pois é.
O frete e as condições de entrega são fatores decisivos no momento da decisão de compra online e, com a concorrência cada vez mais acirrada, não dá mais para oferecer fretes ruins para os clientes.
Neste infográfico produzido pelo time de conteúdo da Frenet, você irá encontrar:
Vamos nessa?
Com a pandemia, o avanço do comércio eletrônico no mercado consumidor brasileiro foi acelerado. Muitas pessoas que ainda sentiam algum tipo de receio em comprar online, de repente foram obrigadas a experimentar.
Com isso, é evidente que essa aceleração iria diminuir um pouco após a volta da “normalidade”, mas o fato é que a tendência de comprar online continua e continuará a aumentar. Simplesmente não há mais volta.
De acordo com uma pesquisa sobre as tendências do e-commerce para 2024 realizada em maio de 2023: “Considerando os últimos 6 meses, o consumidor comprou mais pela internet ou em lojas físicas?”
58% mais pela internet do que fisicamente
6% comprou apenas pela internet
Ou seja, mesmo que a sua loja ainda venda fisicamente, não dá para ignorar a relevância do público que prefere comprar online.
85% dos entrevistados compram online pelo menos uma vez por mês. A compra virtual já faz parte da rotina dos brasileiros.
57% dos respondentes, dentre os que preferem comprar fisicamente, fazem isso porque preferem levar o produto na hora. Aqui fica clara a importância dos prazos de entrega cada vez menores, inclusive do “same day delivery” (entrega no mesmo dia).
64% aumentou nos últimos 12 meses
54% vai aumentar nos próximos 12 meses
Se tantas pessoas assim estão planejando comprar mais online, é essencial que as lojas se preparem antecipadamente para isso, principalmente na questão logística.
Os números não mentem: o frete é uma das principais estrelas do e-commerce quando se trata de fechar as vendas e diminuir o número de carrinhos abandonados.
As pessoas pesquisam mais (e até gastam mais) dependendo das suas preferências e necessidades de entrega. E também estão sempre de olho nas lojas que facilitam o processo de entrega do produto, afinal, os concorrentes estão apenas a um clique de distância e a comparação online é muito mais rápida.
De acordo com uma pesquisa sobre frete e entregas no e-commerce brasileiro realizada em junho de 2023, quando questionados “O que te leva a escolher uma loja online para comprar?”, estas foram as respostas:
68% dos entrevistados escolheram “preço”
65% escolheu “valor do frete / frete grátis”
55% escolheu “promoções”
46% escolheu “prazo de entrega”
O frete ficou apenas atrás do preço como fator decisivo na hora da escolha, portanto é fundamental que sua estratégia considere o frete com muito cuidado.
67% dos respondentes afirmou que o valor do frete é um dos motivos para desistir de comprar em uma loja online
62% afirmou que um dos motivos seria o preço alto
Quanto à pergunta sobre desistir de comprar, o frete ficou na frente do preço, o que mostra que ele é uma dor muito grande para os consumidores na hora da compra.
54% das pessoas colocam mais itens no carrinho só para ter direito ao frete grátis. Os compradores estão dispostos a gastar mais na sua loja se isso significar o não pagamento da entrega.
48% “Desisti de uma compra online por causa do prazo longo de entrega”
50% “Estava na dúvida se ia ou não comprar, mas acabei comprando porque o frete era grátis”
63% “Desisti de uma compra online por não ter frete grátis”
70% “Ia comprar em uma loja, mas escolhi outra que tinha frete grátis ou mais barato”
Em todos esses cenários, uma coisa fica evidente: o frete e o frete grátis são fatores determinantes para a
realização das compras online.
Que o frete é crucial para o sucesso do seu e-commerce, você já sabe. Como, então, usar isso a favor da sua loja e vender mais em 2024 por causa do frete?
Um bom começo é seguir o passo a passo que preparamos para você, baseado nos dados encontrados e na nossa própria experiência como uma plataforma de frete.
Usando um intermediador de fretes como a Frenet você pode ter acesso a preços bem mais baixos do que os preços praticados no balcão.
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Como vimos, o frete grátis é um dos maiores atrativos para os consumidores, mas a sua loja também não pode ficar no prejuízo por causa disso. Pensando nisso, olha só algumas ações que você pode considerar:
Logo após o valor do frete e o frete grátis, é o prazo de entrega que os clientes olham. E a expectativa para receber o produto em cada vez menos tempo (ou até no mesmo dia) é crescente. Confira o que você pode fazer:
Esperamos que esse material ajude você a pensar o frete de forma estratégica e ter um ano de muito sucesso em 2024.
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Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor.
Realização: Octadesk e Opinion Box.
A importância do frete como fator decisivo para compras nas lojas virtuais.
Realização: Opinion Box.
Agora você tem certeza: o frete é essencial para fechar mais vendas. Em 2024, pare de perder clientes por causa do frete e teste a Frenet.
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