Olá, Lojista! Seu cliente recebeu a compra mas o produto não serviu e precisa trocar? Nós temos a solução!
Com a logística reversa dos Correios na Frenet as trocas e devoluções da sua loja são mais simples e rápidas.
Neste vídeo, vamos te ensinar o passo a passo de como solicitá-la.
Etiqueta de frete emitida na Frenet
Se você utilizou uma etiqueta de frete da Frenet para enviar a mercadoria para o seu cliente, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse “MEUS FRETES” e depois “ETIQUETAS” localizados no menu lateral à esquerda do seu painel administrativo Frenet;
- Em seguida, localize a etiqueta que será devolvida e clique no botão de Logística Reversa;
- Aparecerá uma mensagem, clique em “SIM” para continuar com a solicitação;
- Você será redirecionado para a calculadora de fretes e lá já estará preenchida todas as informações referentes a encomenda que será devolvida. Verifique os dados e clique em “CALCULAR FRETE”;
- Escolha um serviço e clique em “COMPRAR”;
- Na página de Dados complementares, verifique se todos os dados estão corretos.
Importante: ao solicitar a logística reversa dos Correios, é obrigatório que os campos com os e-mails do lojista e do consumidor sejam preenchidos, pois o código de postagem será enviado nesses e-mails.
Também é indispensável que a opção “RECEBER O RASTREIO POR E-MAIL” seja habilitada.
Caso ainda não tenha habilitado o rastreio automático na Frenet, o passo a passo está disponível na nossa central de ajuda.
- Em seguida, clique no botão “ESTOU CIENTE E ACEITO AS REGRAS DE POSTAGEM DOS CORREIOS” e em “CONTINUAR”;
- Agora, clique em “CONFIRMAR PAGAMENTO” e escolha uma das formas de pagamento disponíveis.
Atenção: se você possui saldo na sua conta Frenet, a etiqueta será paga automaticamente, descontando do seu saldo o valor;
- Com o pagamento aprovado, aparecerá uma mensagem na tela. Clique em “GERAR CÓDIGO”.
- Feito isso, você será direcionado para a tela de Etiquetas no menu Meus FRETES. Você poderá conferir todas as informações da logística reversa e código de autorização de postagem clicando na seta.
Ao gerar o código, um e-mail é disparado automaticamente para o seu cliente com o código e todas as informações para que ele possa fazer a postagem.
Depois disso, seu cliente precisa levar a mercadoria devidamente embalada até a agência dos Correios mais próxima e informar o código de postagem.
Também é necessário levar a nossa fiscal de mercadoria ou a declaração de conteúdo.
Vale ressaltar que mesmo a logística reversa dos Correios não emitindo uma etiqueta de frete, ela também consome o seu limite de etiqueta disponível.
Além disso, só é possível cancelar a logística reversa se seu cliente ainda fez a postagem da mercadoria. Após a postagem, não é possível cancelar.
Etiquetas de frete emitidas fora da Frenet
Ah! Você também pode emitir uma logística reversa dos Correios para etiquetas que não foram geradas na Frenet. Para isso, clique em “CALCULAR FRETE”, ative o botão de “LOGÍSTICA REVERSA” e siga os outros passos mostrados anteriormente.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: suporte@frenet.com.br.
Agora, assista o próximo vídeo e aprenda o que fazer em casos de atraso na entrega, avarias ou extravios dos pedidos enviados com etiquetas de frete Frenet.
Não assistiu o vídeo anterior? Assista agora mesmo e confira o passo a passo para emitir etiquetas da Jadlog.