Fique atento e evite golpes na sua loja virtual. Conheça as Fraudes mais comuns no e-commerce.
Infelizmente golpes e fraudes utilizando a internet estão cada vez mais comuns. Segundo uma pesquisa da ClearSale, 2 milhões de tentativas de fraude foram realizadas no setor de e-commerce de janeiro a junho de 2023. Além disso, a estimativa de um prejuízo financeiro de R$ 2,5 bilhões.
Sendo assim, para evitar que seu e-commerce entre na estatística é muito importante se atentar e estabelecer algumas medidas de segurança.
Golpes mais frequentes no e-commerce
Existem diversos golpes rodando na praça. inclusive, frequentemente os criminosos usam a criatividade para elaborar fraudes que algumas vezes, demandam ainda mais atenção para identificar que tudo não passa de uma armadilha.
Pensando nisso, separamos alguns golpes mais comuns no e-commerce para te ajudar a ficar atento e identificar.
Pagamento com cartões roubados
Esse é um tipo de golpe bem comum. Nesse caso, o criminoso utiliza cartões de créditos roubados para realizar compras.
Dessa forma, depois que o proprietário identifica o roubo, faz a contestação da compra, que muitas vezes já foi entregue.
Fraude por alguém próximo
Nesse tipo de golpe, alguma pessoa próxima a vítima utiliza da falta de conhecimento ou até mesmo de um momento de distração para obter os dados dos cartões e realizar a aquisição de algum produto.
Com isso, o proprietário do cartão ao identificar uma compra indevida, entra em contato com o banco para solicitar o estorno.
Roubo de identidade
Outro tipo de fraude é o roubo de dados pessoais da vítima. Sendo assim, os criminosos utilizam essas informações para criar cartões de crédito.
As compras são feitas com os dados das vítimas e posteriormente, o fraudador entra em contato com a loja solicitando a alteração do endereço de entrega.
Fraude em Pix
Esse é um golpe mais comum em lojistas que não têm um site. Nesse caso, os criminosos utilizam do pouco conhecimento de algumas pessoas para enviar comprovantes de pagamento falsos. Assim como, comprovantes de Pix agendados que são cancelados depois.
Como identificar uma fraude?
Algumas ações são suspeitas. Sendo assim, fique atento a situações como:
- Dados divergentes: CEP e cidades que não batem com o número de IP, por exemplo;
- Muitas transações em um curto espaço de tempo;
- Muitas tentativas de compras com transações recusadas;
- O mesmo comprador enviando compras para diferentes endereços;
Como proteger minha loja?
É fundamental que os dados da sua empresa e dos seus clientes estejam protegidos. Então, invista em segurança no seu e-commerce.
- Sempre desconfie. Jamais clique em links que você não conheça a origem. Ao acessar esses links, dados podem ser roubados e contas hackeadas.
- Utilize senhas fortes. Evite senhas de fácil acesso, como datas de nascimento, iniciais de nome e entre outras;
- Se possível, invista em autenticação de dois fatores para as compras. Dessa forma, seus clientes precisam confirmar a compra por SMS ou e-mail, o que dificulta a ação dos criminosos.
Golpe utilizando o nome da Frenet
Atenção! Criminosos estão utilizando o nome da Frenet para aplicar golpes. Então, vale ressaltar que todos os pagamentos de etiquetas de frete Frenet são feitos pelo nosso painel com segurança via Mercado Pago.
A Frenet não entra em contato solicitando pix ou enviando links para pagamento fora do nosso painel.
Além disso, não somos uma transportadora e também não temos motoboys próprios. Nós somos um gateway e intermediador de frete que trabalha com transportadoras parceiras.
Sendo assim, se alguém que diz ser da Frenet pedir pagamentos a você, desconfie!
Na dúvida, fale com o nosso suporte através do e-mail suporte@frenet.com.br antes de realizar qualquer pagamento.