Quando o assunto é e-commerce, a primeira preocupação dos empresários gira em torno do carrinho de compras. Ele é muito importante, é claro, mas existem muitas outras áreas que merecem a mesma atenção.
Entre elas, estão o atendimento, a usabilidade, a logística, o pré e pós-venda e o frete. Afinal, para ter uma loja virtual de sucesso, é necessário enfrentar muitos obstáculos. Sabendo disso, no post de hoje, apresentamos os principais desafios em um e-commerce. Continue a leitura e aprenda a superá-los!
1. Organizar o setor de logística
O setor de logística é um dos principais e, provavelmente, mais complexos desafios em um e-commerce. Sem ele, afinal, é praticamente impossível ter sucesso! Tudo passa pela logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação do cliente com a compra realizada em sua loja virtual.
Dessa forma, toda e qualquer otimização feita na logística de um e-commerce é bem-vinda. Mesmo que sua empresa não conte com uma equipe gigantesca e especializada nesse setor, basta se organizar para que os resultados possam começar a surgir — como a redução do tempo de entrega.
Lembre-se sempre de que o cliente deposita a confiança dele em você a partir do momento em que escolhe sua loja virtual para finalizar uma compra, mesmo em meio à avalanche de ofertas que ele recebe diariamente.
Então, procure encarar esse desafio e aperfeiçoar cada vez mais as entregas dos seus produtos! Assim, como consequência, você conquistará melhores resultados.
2. Investir no mobile
Atualmente, investir em mobile é quase que uma obrigação das lojas virtuais, e acaba se tornando um grande desafio. Seja com um aplicativo ou até com uma opção responsiva no seu site, qualquer otimização feita para que os clientes tenham uma boa experiência no mobile é uma diferenciação interessante.
Desde abril de 2015, o Google vem priorizando os sites responsivos, ou seja, cujo design se adapta imediatamente ao dispositivo em que está sendo aberto, seja um computador, laptop, smartphone ou tablet. Essa ideia da maior ferramenta de busca do mundo veio após uma análise feita dos acessos mobile, que estavam e continuam crescendo gradativamente.
Trata-se de um ponto positivo para as lojas virtuais. Se você conseguir encarar esse desafio e investir em mobile, seu e-commerce se diferenciará dos concorrentes e você, consequentemente, terá mais visibilidade, acessos, conversões e vendas.
3. Desenvolver campanhas de marketing
Muitas empresas acabam se empolgando com os resultados do marketing e passam a investir fortunas nessa área da publicidade. Não estamos falando que não se deve apostar nessa área — muito pelo contrário! —, mas é fundamental fazer esse investimento apenas de forma estratégica e bem pensada.
Dê valor ao seu dinheiro! Acompanhe os resultados das ações de marketing, mantendo-se atento para buscar outras soluções quando alguma campanha não trouxer os resultados esperados. Por meio de testes e ao prestar atenção em todo o seu investimento, você conseguirá fazer campanhas que renderão resultados satisfatórios.
Gostou de conhecer os mais comuns desafios em um e-commerce? Agora, para começar a colocar as estratégias apresentadas aqui em prática, não deixe de conferir também nosso post com as melhores dicas de marketing para e-commerce!