Entenda quem arca com os custos da entrega em casos de trocas ou devoluções de compras feitas em e-commerces.
Desistir de uma compra ou solicitar a troca é uma prática muito comum dos consumidores que adquirem produtos ou serviços pela internet.
No entanto, há custo para que a mercadoria volte para loja e a outra seja enviada novamente para o cliente, como nos casos de troca.
Mas, quem arca com o custo da entrega em trocas e devoluções ? A loja ou o consumidor?
O que diz a legislação?
Conhecido como Direito de Arrependimento, o cliente pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Isso vale para compras efetuadas fora do estabelecimento comercial. Ou seja, para compras pela internet, telefone, catálogos e entre outros.
Além disso, em caso de avarias da mercadoria na fabricação ou durante o transporte, a loja virtual tem obrigação de realizar a troca. O prazo para esse tipo de solicitação é de 30 dias no fornecimento de produtos não duráveis ou 90 dias no fornecimento de produtos duráveis.
Então, é muito importante obter o seguro do frete para não ficar no prejuízo quando a avaria for causada pelos manuseios durante a entrega.
Sendo assim, o direito de trocas e devoluções é garantido por lei e o e-commerce deve cumprir. Inclusive, precisa manter de forma clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor ou de trocas por avarias.
Mas, afinal, quem paga pelo frete?
O custo do frete da volta do produto é responsabilidade da loja virtual em caso de trocas ou devoluções em caso de arrependimento no prazo de 7 dias ou avarias.
Esse é um direito do consumidor garantido por legislação vigente e o cliente não pode ter nenhum custo extra. Dessa forma, o reembolso deve ser de forma integral, incluindo do frete pago pelo cliente para receber a mercadoria.
Trocas ou devoluções fora do prazo e sem avaria
Em casos de trocas ou devoluções fora do prazo de arrependimento e sem produtos avariados, fica a critério do lojista aceitar ou não. Ou seja, a própria loja pode criar uma política para tratar esses casos.
Assim, o lojista determina o prazo, se o cliente terá que pagar o frete, se o reembolso será integral ou não e entre outras condições.
Porém, é importante ressaltar que as regras devem estar claras e explícitas no e-commerce. Além disso, depois das condições definidas e divulgadas, não vale voltar atrás e querer fazer diferente com cada cliente.
Logística Reversa na Frenet
Ter uma logística reversa no seu e-commerce nunca foi tão fácil e barato. Com a Frenet, os fretes em casos de trocas ou devoluções também são sem burocracia e com preços incríveis.
O serviço está disponível para os fretes do PAC e Sedex dos Correios e a solicitação é realizada diretamente no painel da Frenet de forma super simples.
Sabe o que é ainda melhor? Os preços dos fretes são a partir de R$7,27 e você pode utilizar o serviço no nosso plano Iniciante, que não possui custo mensal e não exige um volume mínimo de pedidos. Ou seja, você só paga pelos fretes que utilizar. Incrível né?
Como funciona?
Há duas formas de solicitar a logística reversa na Frenet para trocas e devoluções. Se a mercadoria foi enviada com uma etiqueta de frete Frenet, basta clicar no ícone do serviço, conferir as informações e realizar o pagamento do frete.
Dessa forma, com a aprovação do pagamento, seu cliente receberá de forma automática por e-mail o código de postagem e ele só precisa levar a mercadoria até a agência dos Correios mais próxima
O fluxo de logística reversa para fretes que não foram emitidos na nossa plataforma é semelhante. Porém, é necessário preencher todas as informações de CEPs, peso e dimensões do produto, endereço, e-mail e outros. Feito isso, o cliente também receberá o código de postagem.
Você pode pode conferir o passo a passo de como solicitar uma logística reversa no material que está disponível na nossa central de ajuda.
Viu só como é simples ter uma logística reversa de qualidade para as trocas e devoluções do seu e-commerce? Então, não perca mais tempo. Cadastre-se gratuitamente na Frenet e conheça um universo de possibilidades.