O rastreamento no e-commerce é fundamental para que o cliente seja atualizado constantemente sobre entrega da mercadoria. Sendo assim, entenda a importância da automação para a sua loja virtual.
O e-commerce brasileiro vem crescendo de forma irrefreável. Desse modo, os números que compõe as projeções de especialistas para 2016 são bastante favoráveis para quem trabalha com uma loja virtual. Espera-se que o segmento apresente um crescimento de 18%, movimentando o montante de R$57 bilhões. Este notável crescimento, no entanto, traz consigo alguns desafios para os gestores e, dentre os principais, podemos destacar o sistema de entrega de pedidos: o rastreamento no e-commerce.
Em um mercado cuja demanda não para de crescer, lidar com centenas de milhares de pedidos torna a automatização dos processos logísticos indispensável para a operação. Dessa forma, os gestores que prezam por agilidade e precisão, incorporam isso ao seu sistema de loja virtual. É uma integração crucial para assegurar a qualidade total em toda a cadeia de processos. A seguir, entenda o porquê:
Entendendo o rastreamento no e-commerce
O rastreamento no âmbito da logística para e-commerce consiste em um sistema cuja utilização se dá no estágio pós-venda. Dessa forma, o cliente poderá acompanhar a movimentação da sua carga durante todo o processo de transporte.
Integrando sistemas a favor da precisão
Boa parte das lojas virtuais utilizam transportadora e, no caso de algumas, mais de uma. A integração do ERP da loja virtual com os sistemas de transportes é uma prática muito importante para se obter precisão nas informações. Sendo assim, tendo em mãos dados referentes aos estágios do transporte, o gestor pode avaliar o quadro geral do sistema logístico e aprimorar a operação através da avaliação de pontos divergentes, como: qual transportadora atrasa mais as entregas, quais os clientes mais afetados e etc.
Aprimorando a comunicação com o cliente
Um dos fatores que mais pesam sobre a reputação geral de um e-commerce é a confiança, e a qualidade do transporte diz muito sobre isso. Atraso nas entregas, falta de assistência, avarias e extravios com as mercadorias figuram entre as principais reclamações dos clientes.
É necessário enviar feedbacks precisos a eles, e a automatização deste importante processo é a melhor forma de fazer isso. Assim, surge a importância da integração com os sistemas das transportadoras. O cliente precisa ficar a par de cada movimentação da mercadoria, exatamente quando ela se deu. O rastreamento no e-commerce transmite mais confiança a ele para comprar com você novamente.
Definindo a estrutura ideal
Planejamento é essencial para qualquer gestor, principalmente para quem está começando na web. Definir os melhores sistemas é uma escolha que refletirá diretamente na qualidade da operação como um todo.
Existem diversas plataformas de e-commerce, sendo a mais popular o Magento. Contando com diversos módulos disponíveis para implementação, é a mais instável, segura e completa de todas. Além disso, possui seu código aberto, o que oferece uma flexibilidade imensa para a adequação e integração dos seus sistemas às necessidades da sua empresa. Também devido a popularidade da plataforma, existem diversos serviços de hospedagem específica para Magento.
Otimizando o checkout com o gateway de fretes
O checkout é a etapa em que o cliente efetiva a compra, e a automatização deve começar neste ponto. Dessa maneira, algumas plataformas já estão integradas aos sistemas de gateway de fretes, e a Magento é uma delas.
Essa integração conjunta entre a plataforma e transportadora permite às lojas virtuais oferecer diversas opções de entrega aos clientes, bastando inserir o CEP destinatário para que a gama de possibilidades seja explanada de forma automática. Desse modo, o checkout otimizado aprimora o processo de rastreamento do e-commerce e é o primeiro passo para alinhar a logística de transporte.
Por fim, lembre-se sempre de que a qualidade do sistema logístico do seu e-commerce é um dos principais indicativos de comprometimento e profissionalismo de uma loja virtual. É com base neste e em outros fatores que o seu comprador vai divulgar a sua empresa ou simplesmente não comprar mais. Prova disso são os elogios de clientes de grandes e-commerces sobre entregas realizadas em incríveis dois a três dias, com o produto bem embalado e conservado.
Configuração de Rastreio Frenet em lojas Magento
Você utiliza a plataforma Magento em sua loja virtual? Então, veja como é fácil configurar o rastreamento no e-commerce com a Frenet.
Se você usa outra plataforma de e-commerce ou vende nas redes sociais. A Frenet também disponibiliza rastreio automático para os envios gerados na nossa plataforma. Para isso, você precisa apenas fazer uma simples configuração e inserir o e-mail do seu cliente no momento que for gerar a etiqueta de frete. Dessa maneira, seu cliente receberá notificações por e-mail de todos os passos da mercadoria.
Se você ainda não é cliente Frenet, crie sua conta agora gratuitamente e conheça o universo de possibilidades que preparamos para você.
Se você é consumidor e comprou em uma loja que utiliza a Frenet, você pode rastrear a sua mercadoria neste link.