Webservice ou por tabela: qual integração de transportadora usar?
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Integração de transportadora por tabela ou via webservice: qual usar no e-commerce?

Integração de transportadora por tabela ou via webservice: qual usar no e-commerce?

Entenda a diferença entre integração de transportadora por tabela e via webservice e saiba como a Frenet pode ajudar a ter cotações de frete em milissegundos.

Se você tem uma loja virtual, certamente já teve essa dúvida: integrar a transportadora por tabela ou via webservice?

Esse é um questionamento comum entre muitos lojistas e talvez o termo técnico dificulte ainda mais o entendimento dessas modalidades de integração de transportadoras.

Por isso, vamos te explicar tudo sobre as diferenças e as vantagens da integração por tabela e webservice. Confira abaixo:

Integração de transportadora por tabela x via webservice

Na integração de transportadora por tabela é necessário cadastrar na plataforma de e-commerce ou em um gateway de frete todas as informações necessárias para realizar o cálculo do frete.

Sendo assim, a transportadora disponibiliza as informações de preço, tamanho, peso, faixas de CEP e imposto em uma planilha de Excel ou PDF, por exemplo. Assim, o lojista precisa cadastrá-las para que o cliente consiga saber o valor do frete no momento da compra.

Já na integração de transportadora via webservice, a consulta da tabela de frete é feita entre os sistemas sem a necessidade de cadastro das informações. Ou seja, se a transportadora tiver integração com a plataforma de e-commerce, o próprio sistema busca as informações necessárias para o cálculo do frete diretamente no sistema da transportadora.

Caso a plataforma de e-commerce não tenha integração com a transportadora, é possível utilizar também o gateway de frete. Dessa forma, o gateway funcionará como uma ponte entre o e-commerce e a transportadora.

Na prática, o e-commerce solicita ao gateway as informações para a cotação do frete, o gateway busca no servidor da transportadora e devolve as informações para a plataforma de e-commerce que irá exibir o resultado para o cliente.

Além disso, o gateway consegue fazer a consulta no servidor de várias transportadoras ao mesmo tempo. Assim como, é capaz de aplicar ao frete regras definidas por você como: filtrar resultados e alterar preços ou prazos das opções.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de integração

Um dos principais benefícios da integração de transportadoras por tabela é o tempo de resposta baixo. Dessa forma, o tempo entre o seu cliente consultar o CEP e o valor do frete ser exibido é muito rápido. Afinal, o caminho percorrido para buscar as informações é menor.

Como o gateway é um especialista no cálculo, pode prever resultados da soma mais rápido que as próprias transportadoras e oferece infra estruturas com menor índice de falhas. E lembre-se: muitas vezes a falha no cálculo de frete pode ser um pedido perdido.

Por outro lado, se você for cadastrar as informações do frete diretamente na plataforma de e-commerce, é um processo trabalhoso e um pouco demorado. Para reduzir esse trabalho, uma opção é utilizar um gateway de frete, que além de fazer o cadastro das informações pode oferecer outras vantagens na forma de apresentar seu frete em sua loja. Por exemplo: campanhas de frete grátis, filtros das opções de fretes disponíveis, ajustes de prazos e cálculos muito precisos, porém, a ferramenta tem um custo.

No caso da integração de transportadoras via webservice, as vantagens e desvantagens são exatamente opostas às da integração por tabela.

O caminho feito entre o webservice e a plataforma é mais longo. Sendo assim, o tempo de resposta do cálculo do frete é maior, o que pode, em alguns casos, esgotar o tempo de espera definido para execução do processo, o famoso time out.

Nem sempre a transportadora oferece uma infraestrutura a prova de falhas, podendo em alguns momentos ficar indisponível o cálculo. Momentos de alta demanda como Black Friday, Dia do Consumidor e outros momentos com vendas concentradas são preocupantemente críticas, pois alguns minutos de falha podem representar muitos Reais de faturamento perdido.

Dessa forma, se o cálculo da entrega não for exibido para o cliente, certamente ele não conseguirá concluir a compra.

No entanto, por ser um processo automatizado, se ele já estiver disponível em sua plataforma ou gateway, dificilmente terá custo para integrar a transportadora e possui menos esforço.

Atenção para as demandas da sua loja

Ao escolher qual tipo de integração utilizar na sua loja virtual é importante analisar a necessidade do seu e-commerce e optar pela forma que seja melhor para a sua realidade.

Além disso, vale levar em consideração a quantidade de acesso da sua loja virtual. Se for baixo, talvez, a integração de transportadora via webservice supra a necessidade.

Porém, se seu e-commerce tem um alto volume de acesso, o ideal é que a integração seja por tabela para não correr risco de timeout e perder vendas.

Vale observar também os períodos de datas comemorativas e promoções, como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal. Geralmente, nessas datas é comum aumentar o número de acessos dos consumidores que chegaram até a sua loja por meio da campanha de descontos. Então, é importante que sua loja esteja preparada para isso.

Uma solução intermediária, pode ser, optar por diferentes modelos de integração de acordo com a importância de cada transportadora para suas vendas. Assim, em caso de falha o impacto será menor.

Integração de transportadoras na Frenet

Na Frenet conseguimos te ajudar com qualquer uma das duas formas de integração de transportadora. Se necessário, temos um time especializado para te auxiliar em todos os passos.

Independente da forma de integração de transportadora que você escolher para o seu e-commerce, a Frenet está pronta para descomplicar o frete do seu e-commerce.

Tempo de resposta na Frenet

O tempo de resposta é um fator que impacta diretamente na forma de integração de uma transportadora com seu e-commerce. Pensando nisso, trouxemos alguns números do nosso banco de dados para que você entenda como funciona na prática.

Nos meses de junho e julho de 2023 foram processadas pouco mais de 51 milhões de cotações via tabela e aproximadamente 40 milhões de cotações via webservice. Desse número, observe no gráfico abaixo que a média do tempo de resposta das cotações por tabela foi de 30 milissegundos, já as cotações via webservice, teve a média de 846 milissegundos.

Integração de transportadora: tempo de resposta de cotação

Em 99% dos casos, o tempo de resposta das cotações de frete de transportadoras integradas por tabela foi de até 290 milissegundos. Em contrapartida, as cotações via webservice tiveram resposta em até 5436 milissegundos (5,436 segundos).

Integração de transportadora: média de tempo de resposta de cotação

Com isso, podemos concluir que as integrações via tabela são mais rápidas e aconselháveis para diminuir o risco de falha nas cotações.

Também vale ressaltar que algumas plataformas de e-commerce e marketplaces exigem um tempo de resposta mais baixo. Dessa forma, muitas transportadoras integradas via webservice não retornam as cotações de frete, consequentemente, muitas vendas são perdidas.

Transportadora via webservice

Nós te ajudamos a conectar qualquer transportadora em sua loja virtual. Se optar por ativar transportadoras via webservice, você não terá custo de integração, basta apenas assinar um de nossos planos que contemple essa funcionalidade, solicitar a sua tabela de frete com a transportadora e ativar o serviço.

Base de dados offline dos Correios

Inclusive, se você já tem um contrato próprio com os Correios, você pode ativá-lo na Frenet e contar com a nossa base offline de alta disponibilidade. Ou seja, possuímos todas as tabelas dos Correios integradas em nossos servidores.

Dessa forma, evita que a sua loja fique sem cotar em caso de instabilidade ou serviço dos Correios fora do ar. A atualização da base offline dos serviços dos Correios da Frenet é feira de forma regular.

Além disso, você pode importar seus pedidos da sua loja virtual e fazer toda a gestão do frete na Frenet, incluindo a emissão de etiquetas de frete com apenas alguns cliques.

Vale ressaltar que para utilizar essa funcionalidade, é necessário possuir um plano que contemple a funcionalidade. Assim como, é muito importante que no momento da ativação do serviço do seu contrato próprio na Frenet, você deixe a opção de cotação via webservice desabilitada para que possamos utilizar os dados dos nossos servidores.

Transportadora por tabela

Para integrar uma transportadora por tabela na Frenet e diminuir o tempo de resposta do frete no seu site, primeiramente, é necessário que você já tenha negociado uma tabela de frete com a transportadora escolhida.

Depois, você precisa assinar um de nossos planos que contemple essa funcionalidade e encaminhar para o time Frenet a tabela de frete e solicitar a integração da transportadora. Por ser um processo manual realizado pelo nosso time, a integração e a atualização tem um custo e você pode solicitar um orçamento. Mas, não se preocupe!

Além de você ter velocidade e estabilidade na cotação, oferecemos um desconto especial para você integrar a sua tabela de frete na Frenet.

Quanto mais tabelas você integrar, maior será o seu desconto. Acesse o site da Frenet e confira as condições para você ter um super desconto e integrar as suas tabelas de frete.

A gente descomplica o Frete para você vender mais!

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