Inteligência Artificial: 4 formas de utilizar no e-commerce
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Como usar Inteligência Artificial no e-commerce?

Como usar Inteligência Artificial no e-commerce?

Entenda como a Inteligência Artificial pode contribuir e facilitar a rotina da sua loja virtual.

A tecnologia avança constantemente e todos os dias surgem novos recursos para ajudar o dia a dia de diversos setores, inclusive o do e-commerce.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Latam Retail Show em parceria com o QualiBest, 61% dos consumidores entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir com o aumento da competitividade por melhores preços.

Além disso, 26% dos entrevistados afirmam acreditar que a IA pode proporcionar um processo de compra mais rápido e eficiente.

Tendo isso em vista, apostar na Inteligência Artificial no seu e-commerce é um excelente passo para estar por dentro do avanço das tecnologias, o que é bem visto por muitos consumidores e, consequentemente, vender mais.

Sendo assim, separamos algumas maneiras de como você pode utilizar a IA na sua loja virtual. Confira abaixo:

Busca otimizada

Uma maneira de utilizar a inteligência artificial no seu e-commerce é otimizando a busca do seu site. Algumas vezes os consumidores não sabem digitar corretamente na barra de pesquisa o nome de algum produto que deseja comprar e por isso, nenhum produto é localizado. Ou seja, não é exibida nenhuma opção para o cliente.

Dessa forma, ele pode deixar e pesquisar ou até mesmo ir buscar no concorrente. Com a busca otimizada, uma IA é capaz de identificar o que o cliente está procurando, mesmo com erros de digitação.

Além disso, também pode sugerir produtos similares caso sua loja não tenha exatamente o que o cliente deseja.

A busca por imagem e por voz (voice commerce) também são excelentes opções para adotar no e-commerce. Pois, além de facilitar a pesquisa, é uma forma de tornar a sua loja mais acessível, principalmente para aquelas pessoas que não tiveram acesso aos estudos e não sabem ler e escrever.

Autoatendimento

Os chatbots e assistentes virtuais são formas de utilizar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente.

Além das respostas padronizadas, essas tecnologias permitem que o bate papo seja feito de forma mais natural, assertivo, personalizado e ainda encaminhar os atendimentos para o setor correto caso a dúvida não seja sanada. Ou seja, diminuindo o tempo de resposta do cliente.

Controle de estoque

Outra maneira de utilizar a Inteligência Artificial no e-commerce é no controle de estoque. Com ferramentas de IA é possível fazer análise do histórico de vendas e com isso, prever demandas com base nas tendências, sazonalidade e outros fatores.

Inclusive, com base nesses resultados existem automações de IA capazes de gerar ordem de compra de mercadorias quando o estoque estiver chegando em um limite pré-estabelecido.

Dessa forma, evita que o estoque fique sem produtos no período entre a vendas das últimas mercadorias e a chegada das novas.

Produção de conteúdo

Por fim, quando se fala em Inteligência Artificial, uma das ferramentas mais conhecidas e bastante utilizadas é o Chat GPT.

Nem sempre é possível contratar um profissional para redigir de forma otimizada os textos e conteúdo do site e redes sociais. Sendo assim, o Chat GPT é um aliado na produção dessas demandas.

Desse modo, contar com o auxílio da IA na produção de conteúdo também é uma maneira de utilizar essa tecnologia ao seu favor no e-commerce.

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2024 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75