Entenda como a Inteligência Artificial pode contribuir e facilitar a rotina da sua loja virtual.
A tecnologia avança constantemente e todos os dias surgem novos recursos para ajudar o dia a dia de diversos setores, inclusive o do e-commerce.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Latam Retail Show em parceria com o QualiBest, 61% dos consumidores entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir com o aumento da competitividade por melhores preços.
Além disso, 26% dos entrevistados afirmam acreditar que a IA pode proporcionar um processo de compra mais rápido e eficiente.
Tendo isso em vista, apostar na Inteligência Artificial no seu e-commerce é um excelente passo para estar por dentro do avanço das tecnologias, o que é bem visto por muitos consumidores e, consequentemente, vender mais.
Sendo assim, separamos algumas maneiras de como você pode utilizar a IA na sua loja virtual. Confira abaixo:
Busca otimizada
Uma maneira de utilizar a inteligência artificial no seu e-commerce é otimizando a busca do seu site. Algumas vezes os consumidores não sabem digitar corretamente na barra de pesquisa o nome de algum produto que deseja comprar e por isso, nenhum produto é localizado. Ou seja, não é exibida nenhuma opção para o cliente.
Dessa forma, ele pode deixar e pesquisar ou até mesmo ir buscar no concorrente. Com a busca otimizada, uma IA é capaz de identificar o que o cliente está procurando, mesmo com erros de digitação.
Além disso, também pode sugerir produtos similares caso sua loja não tenha exatamente o que o cliente deseja.
A busca por imagem e por voz (voice commerce) também são excelentes opções para adotar no e-commerce. Pois, além de facilitar a pesquisa, é uma forma de tornar a sua loja mais acessível, principalmente para aquelas pessoas que não tiveram acesso aos estudos e não sabem ler e escrever.
Autoatendimento
Os chatbots e assistentes virtuais são formas de utilizar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente.
Além das respostas padronizadas, essas tecnologias permitem que o bate papo seja feito de forma mais natural, assertivo, personalizado e ainda encaminhar os atendimentos para o setor correto caso a dúvida não seja sanada. Ou seja, diminuindo o tempo de resposta do cliente.
Controle de estoque
Outra maneira de utilizar a Inteligência Artificial no e-commerce é no controle de estoque. Com ferramentas de IA é possível fazer análise do histórico de vendas e com isso, prever demandas com base nas tendências, sazonalidade e outros fatores.
Inclusive, com base nesses resultados existem automações de IA capazes de gerar ordem de compra de mercadorias quando o estoque estiver chegando em um limite pré-estabelecido.
Dessa forma, evita que o estoque fique sem produtos no período entre a vendas das últimas mercadorias e a chegada das novas.
Produção de conteúdo
Por fim, quando se fala em Inteligência Artificial, uma das ferramentas mais conhecidas e bastante utilizadas é o Chat GPT.
Nem sempre é possível contratar um profissional para redigir de forma otimizada os textos e conteúdo do site e redes sociais. Sendo assim, o Chat GPT é um aliado na produção dessas demandas.
Desse modo, contar com o auxílio da IA na produção de conteúdo também é uma maneira de utilizar essa tecnologia ao seu favor no e-commerce.