A Natuweb é sucesso no segmento de alimentação e suplementação e conta com a ajuda da Frenet para descomplicar a entrega do e-commerce e oferecer fretes com preços mais competitivos.
Há quem diga que é loucura trocar um cargo público para se tornar dono do seu próprio negócio. Certamente, Denis Silva, proprietário da Natuweb deve ter ouvido muito isso ao se aventurar no mercado do e-commerce.
Denis era servidor público, atuava na Petrobrás Distribuidora e até então, não tinha planos de trocar de trabalho devido à estabilidade. No entanto, em meados de 2016, surgiram rumores de que a Petrobras seria privatizada e isso o deixou muito preocupado.
Na época, o irmão de Denis já vendia pela internet e deu suporte para que ele também iniciasse um negócio online.
Então, Denis pesquisou mais sobre o assunto e o nicho que mais se identificou foi com o de alimentação e suplementação. Assim, a Natuweb foi criada e o lojista dividia seu tempo entre o seu cargo público e as atividades do e-commerce.
A loja virtual foi crescendo e demandou mais atenção de Denis. Dessa forma, em 2018 ele teve que escolher entre continuar com o cargo ou atuar no e-commerce em tempo integral.
Se a Natuweb é um sucesso de vendas hoje, podemos imaginar qual foi a decisão do lojista. Denis optou por seguir com o e-commerce e por coincidência, logo após, o que ele mais temia aconteceu: ocorreu a privatização da distribuidora.
“Eu coloco muito Deus no meio disso tudo, porque se tivesse acontecido naquela época – a privatização da Petrobras Distribuidora eu teria que ter tocado o negócio com mais preocupação ainda”, relembra Denis.
Apoio do irmão
Assim como muitos lojistas que estão começando a vender online, Denis iniciou a logística do e-commerce com o Correios. Porém, como ainda possuía uma baixo volume de vendas, para ter um contrato próprio com o Correios era necessário um número mínimo de envios mensal e os preços do frete não eram tão atrativos.
Uma solução que Denis encontrou para essa dificuldade, foi contar com o apoio do irmão e utilizar o contrato dele para fazer os envios. Sendo assim, os produtos da Natuweb eram enviados para o centro de distribuição do irmão e a equipe dele fazia a embalagem e envio das mercadorias.
Dessa forma, Denis pagava um valor simbólico pelo serviço ao irmão até que o volume de pedidos cresceu e o lojista conseguiu negociar o seu próprio contrato.
“Na época, não existia esse contrato sem franquia. Então, nós tínhamos que ter uma franquia mínima de R$ 2 mil. Foi um grande passo para nós, mas que precisávamos para continuar crescendo”, afirma Denis.
Atualmente a Natuweb conta com 9 colaboradores e todo processo operacional é realizado internamente.
Parceria com a Frenet
Além dos Correios, Denis também resolveu trabalhar com outras transportadoras para oferecer mais opções de entrega na Natuweb. No entanto, as transportadoras conectadas no e-commerce possuíam um tempo de resposta muito alto para a cotação do frete.
Esse é um fator importantíssimo para o e-commerce. Afinal, se o tempo de resposta é elevado, pode ocorrer timeout, ou seja, o término do tempo de espera definido para execução de algum processo.
Quando isso acontece, o cliente não consegue visualizar o preço e prazo do frete. Consequentemente, aquela venda que estava praticamente concluída, é perdida.
Incomodado com essa situação, Denis buscou outras opções para solucionar essa dificuldade e encontrou a Frenet. Assim, surgiu uma parceria duradoura desde de 2020.
“Na época, a gente encontrou outra plataforma, só que o preço deles era muito alto, apesar deles oferecerem algumas outras soluções. Mas, para nós que éramos pequenos, não queríamos muitas funcionalidades, queríamos praticidade e foi o que a Frenet trouxe com um preço bem legal”, conta o lojista.
Gestão completa em um único lugar
Além de automatizar o frete da loja virtual, a Natuweb conta com a Frenet para fazer a gestão da entrega e utiliza o frete como marketing do negócio.
Com as nossas regras de frete, Denis consegue segmentar produtos e regiões para disponibilizar entrega gratuita ou desconto no frete. Dessa forma, pode atrair ainda mais clientes com esse benefício.
Além disso, ele também utiliza o nosso serviço de logística personalizada, o qual, ele pode cadastrar o frete das entregas feitas pela sua própria equipe. Assim, o cálculo do frete próprio também é exibido automaticamente para os clientes, como os das demais transportadoras.
Então, se você ainda não é cliente Frenet, faça como o Denis e conte com a gente para fazer a gestão completa do frete do seu e-commerce. Crie sua conta agora gratuitamente e conheça todas as vantagens de ser cliente Frenet.