Um desafio que tem gerado preocupação em varejistas de comércio online é diminuir a taxa de abandono de carrinhos. Para resolver a questão, você deve buscar a integração com gateway de frete.
De acordo com estudo realizado pela E-Commerce Radar, a porcentagem de carrinhos abandonados em 2017 foi de 82%, sendo o frete caro um dos principais motivos que mais levam ao abandono. Mas, como o gateway pode resolver o problema?
De forma prática, um gateway de frete é responsável por oferecer diferentes opções de envio para o comprador. Além disso, o usuário pode saber tanto o prazo quanto o valor a ser pago pelo transporte, tornando a experiência de compra mais agradável.
Ao terminar de ler o artigo, você saberá não apenas como aumentar as vendas em seu e-commerce, mas também de que forma atrair um número maior de clientes. Vamos lá?
Como funciona a integração com gateway de frete?
Quando um lojista utiliza a integração, o e-commerce passa a oferecer uma resposta mais eficaz para o usuário. Isso ocorre quando o cliente informa seu CEP no momento de calcular o frete. A plataforma, que é integrada ao gateway, processa tanto o valor quanto o prazo previsto. Assim, o comprador terá melhor eficiência ao escolher o transporte de sua preferência.
Quais são os principais benefícios?
Frete mais adequado
Um erro cometido pelos varejistas de e-commerce é a utilização de tabelas fixas de frete. Como o valor é variável, pode sofrer mudanças a qualquer momento. O trabalho manual se torna desgastante e, caso não exista bastante atenção, é capaz de gerar inconsistência entre o preço cobrado do cliente e o custo gerado pela transportadora.
Para um cálculo mais preciso, a empresa pode contar com a integração de um gateway de frete. Ao utilizar o software, a companhia passa a automatizar o processo. Mesmo que o preço seja alterado pelas transportadoras, os clientes saberão quanto precisarão pagar pelo frete automaticamente.
Melhora na gestão em todos os canais de venda
Pensando em aumentar a produtividade em diferentes setores, as companhias têm buscado ferramentas capazes de integrar funcionalidades entre si. Com o gateway de frete não é diferente. Por meio dele é possível integrar a plataforma de fretes com marketplaces e ERP’s, por exemplo.
Criação de campanhas inteligentes
Outro benefício oferecido pela tecnologia é a possibilidade de criar diferentes estratégias para as suas campanhas. Dessa forma, é viável definir as condições de frete grátis, caso seja uma oferta especial, ou oferecer descontos para os seus produtos.
A estratégia permite a você criar promoções de frete grátis em datas comemorativas ou, até mesmo, oferecer o mesmo benefício caso o cliente gaste um valor mínimo, prevenindo qualquer prejuízo em compras de menor preço.
Atualização das tabelas de forma eficiente
O processo para atualizar e implementar as tabelas de frete pode ser trabalhoso. Afinal, é preciso lidar com diferentes informações complexas, desde preços até praças e prazos. Ao utilizar um gateway de frete, o processo se torna mais prático, já que não há conflito entre as informações da tabela e o preço das transportadoras.
Maior tranquilidade
Os benefícios citados acima permitem que o lojista tenha mais facilidade de oferecer os melhores fretes para os seus clientes. Ao delegar as tarefas para a ferramenta automatizada, você terá mais tempo para focar em suas estratégias de negócio.
Outro ponto é o suporte da equipe. Depois de contratar uma boa empresa de gateway de frete, caso tenha alguma dificuldade, poderá rapidamente consultar profissionais especializados no assunto.
A prática tem sido negligenciada por empresas que acreditam ser apenas mais um custo. Contudo, seja por causa do frete caro, seja por falta de opções de envio, o cliente pode acabar saindo da sua página de vendas e desistindo de concluir uma compra.
Por esse motivo, a companhia deve buscar soluções como a integração com gateway de frete em sua loja virtual. Além de tornar os valores mais acessíveis para os usuários, ela passa a contar com recursos como a automação em processos repetitivos e a otimizar suas estratégias para criação de campanhas.
Aproveite que está aqui e aprofunde seus conhecimentos com o guia do frete para e-commerce, que contém tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!