Entenda o que é o Overdelivery e como essa estratégia pode ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce e fidelizar clientes.
Se você busca fidelizar clientes por meio da admiração dos seus clientes, o Overdelivery pode ser uma ótima estratégia para adotar no seu e-commerce e consequentemente vender mais.
Traduzido do inglês para o português o termo Overdelivery significa superfornecimento. Mas, também pode ser entendido como entregar mais do que o esperado ao consumidor. Dessa forma, agrega valor e cria uma experiência melhor, se destacando em relação aos concorrentes.
Ficou curioso para saber mais sobre essa estratégia que pode te ajudar a vender mais? Continue lendo que vamos te explicar tudo.
Quais as vantagens do Overdelivery?
O Overdelivery proporciona diversos benefícios para as lojas virtuais que utilizam essa estratégia. Entre as principais vantagens estão:
- Aumento do engajamento e visibilidade da marca
- Aumento da proximidade com os consumidores
- Diferencial competitivo
- Fidelização de clientes
- Aumento nas vendas
Sendo assim, ao adotar essa estratégia, seu e-commerce só tem a ganhar.
Quando utilizar?
Você pode utilizar em diversos momentos desde início da jornada de compra até no pós-venda. Ao lançar um produto, coleção ou serviço, por exemplo, o Overdelivery pode te ajudar a passar uma impressão positiva, principalmente para aqueles consumidores que ainda nunca compraram na sua loja.
Além disso, o fato de superar as expectativas deixa o cliente encantado. Desse modo, ele pode acabar se tornando um divulgador da sua loja. O melhor: de graça!
Como utilizar?
O primeiro passo para utilizar o Overdelivery no seu e-commerce é o planejamento. É necessário definir o orçamento disponível para não impactar nas finanças.
Feito isso, estude o seu público e encontre as ações que mais se encaixam no perfil do seus consumidores. Afinal, se seu público predominante é de homens, não faz sentido dar algum produto feminino como brinde.
Para te ajudar a se inspirar, listamos algumas ações de Overdelivery que você pode utilizar. Olha só:
Embalagens personalizadas
Fuja do comum. Personalize as embalagens com um design que seja a cara da sua loja. Você também pode utilizar uma fragrância e espirrar na caixa para que toda vez que o cliente sentir quando abrir. Dessa forma, se ele sentir esse aroma em outro local, lembrará da sua marca.
Uma opção bacana para quem tem uma loja infantil é personalizar o interior da embalagem com algum jogo para que a criança possa brincar, como: jogo da velha, caça palavras e entre outros.
Brindes
Oferecer brindes é uma das formas mais comuns de utilizar o Overdelivery. Você pode disponibilizar desde objetos simples e baratos até os mais elaborados.
Caso opte por algo mais caro, é interessante determinar um valor mínimo de compra. Sendo assim, o valor da compra acaba equilibrando com o investimento de proporcionar o brinde.
Descontos
Desconto nunca é demais e todo mundo gosta. Ou seja, utilize essa estratégia para atrair clientes, mesmo fora de datas comemorativas.
Vale também disponibilizar cupons de desconto para a próxima compra. Desse modo, além de incentivar a recompra, pode fidelizar o cliente.
Atendimento eficaz
Um atendimento de qualidade é indispensável. Por isso, não deixe de oferecer um atendimento ao cliente empático, humanizado e que de fato resolva problemas.
Se o cliente está entrando em contato é porque tem uma dúvida ou dificuldade. Então, garanta que ele seja atendido para finalizar a compra ou comprar novamente na sua loja, mesmo que tenha tido algum problema na última compra.
Cashback
O cashback é uma ótima opção para utilizar o Overdelivery. Além de incentivar que o cliente compre mais pensando no valor que será retornado, é uma forma de ajudar a fidelizar esse consumidor.
Então, é interessante que o cashback seja para compras dentro da sua loja, o que contribui ainda mais com a recompra.
Frete reduzido
Ter um frete atrativo é indispensável. Afinal, muitos carrinhos são abandonados por conta do frete caro.
Por isso, disponibilizar redução no frete ou até mesmo frete grátis, é uma ótima estratégia.
E se tem uma coisa que a Frenet entende, é de frete. Conte com a gente para disponibilizar as melhores opções de entrega para os seus clientes.
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