Não sabe onde desenvolver a sua loja virtual? Conheça os benefícios da plataforma Magento.
Em meio ao cenário de crise econômica, diversos setores têm sofrido com as consequências da alta do dólar. No âmbito digital não é diferente: o aumento no valor das licenças de softwares impacta de forma expressiva no orçamento e planejamento das lojas virtuais. E, então, o que fazer?
Frente a essa situação, diversos empreendedores escolheram adotar a plataforma Magento. Considerado o sistema de e-commerce open source mais utilizado no mundo, a decisão é absolutamente vantajosa. Mas afinal, por que contar com essa alternativa?
Continue lendo o nosso post e entenda tudo sobre a plataforma!
O histórico da plataforma Magento
Desenvolvida no ano de 2007 e comercializada desde 2008, a plataforma Magento é um software open source que caiu no gosto do público. A primeira versão beta surgiu sete meses após o início do desenvolvimento. Considerada de código aberto, apresenta diversas funcionalidades. Sua versão 2.0 foi lançada em 2015, após o rompimento de uma parceria com o eBay.
Baseada em programação PHP e MySQL, os administradores finalmente puderam contar com um produto livre de limitações e que dá certo.
Seu funcionamento acontece por meio de módulos, que vão desde os básicos até os complementares. Sendo assim, quem adota a solução também pode trabalhar para criar recursos personalizados e que atendem a necessidades específicas do negócio. Há três versões principais:
- Community Edition: é a versão livre, em que há o contato com desenvolvedores e lojistas. Os outros usuários são responsáveis pelo suporte;
- Magento Go: solução intermediária e paga, baseada na computação na nuvem. Foi descontinuada em 2015;
- Magento Enterprise: considerada a melhor alternativa para obter a profissionalização, tem suporte altamente capacitado e recursos avançados.
De um lado, a plataforma Magento traz vantagens para os fornecedores, que acabam se beneficiando com um ecossistema colaborativo de seu produto; do outro, os usuários contam com um leque ilimitado de personalização e adaptação para seus negócios que garantem não apenas atualizações contínuas, como também economia e possibilidade de estar por dentro de todas as tendências que circundam seu modelo empresarial. Para ficar ainda mais claro, listamos algumas das vantagens em utilizar a plataforma Magento.
Adaptação mobile
A plataforma Magento possibilita que as lojas virtuais sejam visualizadas de maneira satisfatória em tablets e smartphones.
Desse modo, esse tipo de função tem inúmeras vantagens, como por exemplo, o rankeamento no Google, que entende que e-commerces com esse diferencial devem ser priorizados na exibição dos resultados de busca. Como consequência, o empreendedor conta com o aumento direto da taxa de conversão e a maior visibilidade de seu domínio.
Experiência de usuário
A user experience é privilegiada na plataforma Magento, pois os clientes contam com alto padrão visual, ampliação de fotos, zoom nos produtos, buscas inteligentes, filtros aprimorados, personalizações de mercadorias. Enfim, a combinação dos fatores é priorizada.
Conseguir entender o comportamento de seu cliente a fim de oferecer de forma rápida e prática aquilo que ele procura é fundamental para o crescimento de seu negócio.
Além disso, a plataforma também permite realizar alterações no layout, o que garante uma adaptação para a melhor experiência do usuário.
Integração com o Google Analytics
O painel administrativo é totalmente integrado ao Google Analytics. Sendo assim, além de poupar tempo e trabalho, o administrador consegue não somente traçar estratégias seguras por meio da análise dos relatórios, como também ter visão aprofundada sobre os processos de compra.
Por meio do recurso é possível conhecer elementos como origem do tráfego, comportamento dos usuários e abordagens que precisam ser trabalhadas.
Tecnologia apurada de SEO
Com uma vasta diversidade em Recursos Avançados de SEO, os administradores conseguem aumentar o tráfego orgânico — gratuito — . Consequentemente, aos poucos diminuirão os investimentos em marketing e publicidade digital.
O uso consistente dessas estratégias também ajuda a criar maior autoridade de marca, já que o e-commerce ocupa uma posição melhor nas pesquisas dos usuários. Assim, é possível se destacar de lojas concorrentes.
Auxílio no atendimento ao cliente
Após a criação da conta, os usuários de sua loja virtual podem ter acesso a ferramentas que incluem chat online, rastreamento dos produtos, mensagens off-line, avaliações e comentários de mercadorias, indicações para amigos, entre outros.
Além de passar segurança e profissionalismo, você torna sua empresa amigável e aumenta as chances de conversão.
Suporte para outros idiomas e moedas
Com tradução para mais de 60 idiomas, você ainda terá acesso a moedas de diversos países e poderá configurar quais deseja aceitar em sua loja virtual. Dessa forma, a funcionalidade conta ainda com a conversão monetária e suas respectivas taxas de transações.
Diferentemente do conceito de que o gratuito não presta, grande parte dos plugins são de graça, fáceis de instalar e muito eficientes. Há ainda o fato de que a plataforma Magento conta com uma comunidade brasileira altamente engajada.
Escalabilidade
Um dos grandes problemas de outras plataformas é que elas têm limitações quanto ao volume de dados. Se o seu comércio cresce, há dificuldades em manter as características positivas.
Com a plataforma Magento, isso não acontece. Com um servidor bem projetado e robusto, oferece máxima segurança e garante que o empreendimento possa crescer sem dificuldades. Tal questão é essencial para assegurar a consistência de atuação, sem ser necessário se preocupar se o servidor aguentará.
Customização de checkout
Facilitar a compra deve ser um dos objetivos de qualquer lojista virtual. Na etapa final, muitos clientes podem abandonar a compra pela necessidade de diversos passos.
Com a plataforma Magento, há a possibilidade de personalizar o checkout e torná-lo expresso, com apenas um passo. Desse modo, isso aumenta as chances de conversão e facilita ainda mais para quem consome.
Opções de gateways
Para oferecer segurança na hora do pagamento, é essencial contar com mecanismos de proteção de dados e que deem garantia quanto à transação. Os gateways e intermediadores são os principais, mas são de complexa utilização em outros recursos.
No Magento, a integração é completa e é possível selecionar quais serão as formas aceitas de pagamento. Ou seja, para o lojista, significa proteção e agilidade. Para o consumidor, conveniência e segurança.
Otimização da logística
A logística é crucial para a experiência do cliente e para o sucesso do e-commerce. Sua gestão nem sempre é simples, mas a plataforma Magento pode ajudar.
Além de permitir a integração para o cálculo de fretes, certos módulos ainda garantem a união a sistemas de transportadoras — inclusive, por meio de gateways. Assim, fica fácil gerenciar as encomendas, rastrear pedidos e fazer as análises necessárias.
Geração de relatórios
Manter o controle sobre a loja virtual é essencial para atingir o sucesso. Pensando nisso, a plataforma Magento possibilita e facilita a geração de diversos relatórios.
Esses elementos ajudam a identificar as vendas, níveis de estoques e outras métricas importantes para a tomada de decisão. Dessa forma, é mais fácil otimizar os seus resultados.
Por fim, de acordo com as tendências de e-commerce, o conservadorismo está ficando para trás e abrindo espaço para soluções versáteis e flexíveis. Chega de propostas engessadas, pois o esqueleto da plataforma Magento aceita sempre novos movimentos.
Entendeu por que a plataforma Magento é considerada a melhor do mundo? Agora que você está mais informado, que tal aproveitar o pique e mergulhar de vez nesse universo? Acesse o site da Frenet e descubra como podemos ajudá-lo a otimizar a sua loja virtual!