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Preço de promoção: descubra como calcular

Muitos empresários apostam nas ofertas para aumentar as vendas. Porém, ainda têm dúvidas de como calcular o preço de promoção, para que haja lucro mesmo com os descontos.

Neste post mostraremos alguns cuidados ao fazer uma promoção e como calcular o valor dos produtos. Confira!

Por que fazer promoções

Uma promoção tem a função primordial de aumentar as vendas de uma empresa. Porém, ela também proporciona troca de experiências positivas entre o consumidor e o fornecedor.

Se o preço é atraente o cliente ficará feliz ao comprar em determinada loja e, consequentemente, retornará para conferir outros produtos, além de indicar o estabelecimento para conhecidos.

Uma consequência disso também é o aumento da clientela. Como mais pessoas comprarão na loja e a indicarão, mais consumidores conhecerão o estabelecimento.

Ela também tem a importante função de diminuir um estoque que esteja há muito tempo parado, como produtos que não venderam.

Por fim, uma das funções que a promoção pode exercer é apresentar um novo produto ou marca ao público. Fazendo uma boa oferta a loja poderá verificar como é a aceitação para repor o estoque.

Cuidados ao fazer promoções

É preciso ter alguns cuidados para que a iniciativa não acabe trazendo prejuízos para o empreendimento ou mesmo espante clientes.

Mesmo antes de começar a promoção, é importante definir com clareza o público que você quer atingir e os objetivos da iniciativa. Nunca deixe de fazer isso, assim, será mais fácil detalhar os resultados e se valeu a pena.

Além disso, a promoção deve estar em acordo com a legislação, tanto em relação aos direitos do consumidor como a alguma lei estadual ou municipal que regule um ponto específico a esse respeito.

No final, nunca se esqueça de acompanhar os resultados obtidos. É imprescindível saber se ela surtiu efeito e cumpriu com os seus objetivos.

Como calcular o preço de promoção

Um fator fundamental ao planejar promoções é saber o custo que cada item deve ter, para que ao fim não haja prejuízo. Mostraremos três pontos importantes a se considerar ao estabelecer o preço:

Valor pago pelo produto

O primeiro cálculo é em relação ao valor original do produto, ou seja, o quanto você pagou por um item para revendê-lo. Você deve levar isso em consideração para ter uma margem de lucro mesmo nas promoções.

Importante lembrar que esse valor não é só o que é pago ao fornecedor. Aqui devem ser considerados os impostos, custo de transporte, comissão do vendedor, quando houver, e qualquer outro encargo relacionado ao produto.

Portanto, analise esses fatores e nunca deixe de levá-los em conta ao estabelecer o preço da promoção. Vender por um valor abaixo do preço de custo trará prejuízos para a empresa.

Preço do produto nos concorrentes

Outro ponto a se considerar é o preço que os concorrentes praticam. Sem ter um atrativo ou condições melhores, fazer uma promoção e continuar vendendo com um preço superior ao deles pode ser uma estratégia ruim.

A empresa poderá ficar com fama de ser muito cara, tendo em vista que mesmo os valores promocionais superam os da concorrência. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar uma promoção.

Anote os preços praticados pelos concorrentes diretos e veja se consegue oferecer os mesmos produtos a um preço menor, sem comprometer a lucratividade com as vendas.

Margem de lucro e outras estratégias

É normal em uma promoção diminuir a margem de lucro dos itens que serão vendidos. Se você costuma ter uma margem de 100% tente baixá-la para 50%, assim, mesmo com a promoção, a lucratividade será boa.

Se você não consegue abaixar a margem de lucro sem ter prejuízo pode pensar em outras estratégias interessantes. Ofereça melhores condições de parcelamentos, dê brindes para quem gasta um valor considerável etc.

Um grande atrativo também é o frete grátis, principalmente se você trabalha com e-commerce. Muitos deixam de realizar a compra com medo de que o valor total com o frete fique muito alto. Oferecendo o pagamento você poderá angariar mais clientes e aumentar as vendas.

Agora que você já sabe como calcular o preço de promoção, não deixe de assinar a nossa newsletter para se inteirar de outros assuntos como esse!

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