Confira os resultados da Black Friday 2024 e saiba quais foram as categorias mais procuradas pelos consumidores.
A Black Friday se consolidou como um marco no calendário do comércio eletrônico e o mês de novembro como um todo é muito aguardado pelos lojistas, uma vez que, movimenta significativamente o faturamento.
Os resultados da Black Friday de 2024 superaram as expectativas do e-commerce brasileiro, com números expressivos e confirmando o potencial do e-commerce como uma das principais forças de vendas no Brasil.
Sendo assim, neste texto você vai conferir os números, as categorias em alta nesta data. Confira abaixo:
Resultados da Black Friday 2024
O e-commerce brasileiro alcançou um faturamento recorde durante a Black Friday deste ano. Segundo o painel Hora a Hora, alimentado com dados da Confi.Neotrust, o faturamento foi de R$9,38 bilhões entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro.
Em comparação ao mesmo período de 2023, o valor faturado representa um crescimento de 10,7%. Além disso, o número de pedidos também aumentou 14%, totalizando 182 milhões de pedidos processados.
No entanto, apesar do crescimento nas vendas totais, o ticket médio caiu levemente, ficando em R$ 515,66, uma redução de 2,9%. Assim como, os itens por pedido, que reduziram 3,3%, com uma média de 2,9 produtos por carrinho.
Essa queda foi compensada pelo maior volume de consumidores engajados, evidenciando que os brasileiros estão mais atentos às promoções e buscam por melhores condições antes de fechar uma compra.
Categorias Mais Vendidas
Os resultados da Black Friday 2024 refletem as prioridades do consumidor brasileiro. Dessa forma, entre os destaques das categorias de produtos mais procuradas estão:
Eletrodomésticos
Com 15,8% do total das vendas, essa categoria liderou a preferência dos consumidores e obteve evolução de 4% em relação a Black Friday do ano passado. Com isso, se consolidou como um setor de alta demanda devido às promoções agressivas e à praticidade de adquirir produtos online.
Eletrônicos
Representando 11,3% das vendas, os eletrônicos manteve sua posição como uma categoria de destaque. Porém, registrou uma queda de 4% em relação a 2023.
Telefonia
Apareceu em terceiro lugar com 9,4% do faturamento, impulsionada pela busca por smartphones, acessórios e upgrades tecnológicos. No entanto, também houve queda de 13% em relação ao ano passado.
Moda e Acessórios
Em quarto lugar, a categoria de maior preferência dos consumidores foi moda e acessórios, com 7,5% e redução de 2,2% comparado a 2023.
Ar e ventilação
Um destaque especial nos resultados da Black Friday 2024 foi o segmento de ar e ventilação, com 6,3% da distribuição total, o que teve um crescimento de 66,1% em relação ao ano passado.
Sendo assim, isso pode ser atribuído às condições climáticas do período e ao foco em bem-estar dentro de casa.
Informática
O segmento de informática também está presente na lista dos mais vendidos com 5,7%, representando uma redução de 8,4% comparado ao ano passado.
Móveis
Com 5,6% da distribuição total a categoria de móveis também foi destaque e teve evolução de 14% em relação a 2023.
Beleza e Perfumaria
Já o setor de Beleza e Perfumaria também está entre os mais vendidos, 5,5% da distribuição total e 13,1% de evolução em relação à Black Friday do ano passado.
Automotivo
Os produtos automotivos registraram 3,6% da distribuição total e 36% de crescimento de vendas em relação a 2023.
Esporte e Lazer
Por fim, na lista de destaques das categorias de produtos mais procurados está Esporte e lazer, com 3,6% da distribuição total e evolução significativa de 41,1% em relação a 2023.
Com isso, tiramos como conclusão, que a Black Friday 2024 consolidou o e-commerce como um pilar do varejo brasileiro, trazendo resultados positivos mesmo em um cenário econômico desafiador.