Disponibilizar, no mínimo, uma transportadora boa para cada loja virtual, essa é o objetivo da ferramenta de logística Frenet, Gateway de Fretes.
A logística é um dos maiores desafios do e-commerce e, para ajudar os lojistas, agora é possível ativar transportadoras na sua loja virtual em até 48h!
A Frenet desenvolveu uma parceria com transportadoras para que elas disponibilizem tabelas competitivas já no banco de dados da empresa, assim, basta criar uma conta com a transportadora para passar a oferecer na loja virtual.
O lojista possui diversas responsabilidades e queremos facilitar uma das partes mais importantes do e-commerce, as entregas, revela o CEO Ricardo Saita.
Logística como estratégia para melhorar a conversão:
Sabe-se que 55% dos carrinhos abandonados são por causa do alto custo do frete. Oferecer transportadoras ajuda os lojistas a diminuir o custo dos envios, pois, em geral, oferecem preços e prazos competitivos.
Isso faz que a taxa de conversão da loja virtual aumente e o lojista venda mais!
Para muitos lojistas, foi necessário ativar uma transportadora para começar a vender.
Diversificação logística na prática:
Um pais do tamanho do Brasil apresenta diversos desafios e nos transportes não poderia ser diferente.
A startup defende que, para oferecer uma solução completa para os clientes, é necessário ter diversas transportadoras especialistas em tipos de cargas e por região.
Na prática, funciona assim:
O lojista possui uma transportadora especialista em cargas leves e outra especialista em cargas pesadas, envio expresso e normal para cada estado ou região do país.
Você pode estar pensando que ter muitas transportadoras podem confundir o cliente no momento da compra, mas a ferramenta preparou uma funcionalidade que apresenta somente as melhores opções para o cliente, ou seja, se você possuir 8 formas de envio para um CEP específico, você tem a liberdade de apresentar somente dois (o mais barato e o mais rápido), por exemplo.
Conveniência logistica:
Não é de hoje, mas cada vez mais os clientes compram pelo frete. Basta entrar em grandes players como Mercado Livre e Amazon para constatar isso.
Em primeiro lugar, mais do que nunca, o marketing é feito com base na forma de envio.
É importante lembrarmos que, se o consumidor estiver disposto, o preço do frete deixa de ser tão impactante.
Em outras palavras, se o seu cliente precisa do produto para amanhã, ele provavelmente irá pagar mais para receber antes.
Logo, esteja preparado para atender todos os tipos de clientes (o que tem pressa e o que pode esperar).
Por onde começa uma logística eficiente?
De acordo com o COO da empresa, Diego Muriel, o primeiro passo é “dominar o território” mais próximo, ou seja, você precisa ser imbatível no seu bairro, e na sua cidade.
Depois de atender bem os clientes mais próximos, foque em ampliar o território, buscando transportadoras que atendam outras regiões.
Dessa forma, fica mais fácil encontrar a transportadora certa. Dificilmente, apenas uma transportadora conseguirá ser muito eficiente em um país tão grande como o Brasil.
O mais engraçado, é que essa técnica já é muito utilizada pelos restaurantes. Muitas vezes, não há entrega para bairros distantes, pois impacta na qualidade do alimento entregue.
O que o lojista pode fazer agora, para melhorar as entregas?
O primeiro passo é ativar as transportadoras o mais rápido possível, isso já tornará a empresa competitiva. Se o lojista tiver pressa, pode também comprar frete com desconto, sem contrato e sem mínimo de envios.
O segundo é passo, é receber indicação de transportadoras e partir para a negociação.
Igualmente, o terceiro ponto, é lembrar das entregas expressas, isso ajuda a vender para mais na sua cidade! Oferecer motoboy não é diferencial, é obrigação para uma logística eficiente!
Além de transportadoras, como o lojista pode vender mais?
A Frenet consegue integrar qualquer transportadora, correios e motoboy em mais de 80 plataformas de e-commerce, ERP e Hubs de Marketplace, mas isso é apenas uma parte.
A ferramenta possibilita criar regras de frete para vender mais!
O prazo e o preço podem ser editados em segundos, da mesma forma, criar restrições de entrega.
Criar regras de frete fixo por estado e por serviço da transportadora te ajuda a criar campanhas de marketing.
Por outro lado, crie restrições de entrega, escolha o resultado que aparecerá para o seu cliente, adicione o valor do ICMS do frete por estado e muito mais!
Portanto, lembre-se, a venda começa e termina no frete.