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Uma mulher lojista sentada em sua mesa de trabalho e aprendendo a como calcular o frete dos seus produtos

Como calcular o frete dos meus produtos?

Uma das principais dúvidas de proprietários de e-commerce é como calcular frete para os produtos. Afinal, um cálculo preciso é essencial para garantir uma venda tranquila, seja para o vendedor ou para o cliente, principalmente quando o volume de vendas torna inviável usar a calculadora de frete ou para simulações manuais no site dos Correios.

calcular o frete imagem caixa com etique

Para esclarecer esta dúvida, elaboramos um artigo simples, direto e completo, que vai tanto ajudar a usar a ferramenta disponibilizada pelos Correios para este cálculo, quanto tornar possível fazer decisões mais certeiras ao escolher o melhor serviço de entrega.

De que forma calcular o frete dos meus produtos?

Muitas pessoas imaginam que o sistema para cálculo do frete usa apenas o peso do volume enviado. Mas não é bem assim. Há cinco anos, os Correios modificaram esse sistema, e hoje em dia o valor é calculado pelo seu peso cúbico.

O peso cúbico, em kg, é o resultado da conta C x L x A / 6.000, na qual:

  • C é o comprimento em centímetros;
  • L é a largura em centímetros;
  • A é a altura em centímetros;
  • 6.000 é coeficiente da relação peso/volume mais justa relacionada ao espaço nas aeronaves, segundo recomendado pela entidade internacional das empresas aéreas.

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg (vigência 06/03/2018), fica valendo o peso real/físico do objeto. E, se ele for maior do que 30 kg, será cobrado um adicional pelos Correios. Só que o lojista não precisa saber fazer essa conta, muito embora seja importante entender como surgiu o cálculo que determina o valor do frete.

Como escolher a melhor transportadora?

Na Frenet, você recebe as sugestões de melhores transportadoras para o seu e-commerce, facilitando a escolha. Para chegar a essa resposta, nosso sistema não leva em consideração apenas os preços dos serviços, mas também o prazo de entrega e a praticidade.

Questões como a possibilidade da transportadora coletar os itens a serem entregues ou aceitar quantidades menores de entrega fazem com que você tenha um serviço mais personalizado e ágil, revertendo em mais conversões em seu e-commerce.

O melhor tipo de entrega

Para avaliar qual é o melhor tipo de entrega para a sua loja, leve em consideração o prazo de entrega, o valor e a capacidade do serviço. Os próprios Correios têm diferentes serviços para atender às necessidades de cada loja, seja para quem busca mais agilidade, transportar volumes maiores ou mais economia.

Por isso, contar com diferentes opções em sua loja poderá ajudar a encontrar as soluções personalizadas para a necessidade de cada cliente.

Como funciona a ferramenta dos Correios?

No próprio site dos Correios, você tem acesso a uma calculadora, tanto para encomendas nacionais, quanto internacionais.

Para cotar via Correios, você precisa dos CEPs de origem e destino, dimensões do pacote e peso. Assim, você terá acesso ao preço e ao prazo de entrega.

Esta área fica localizada na coluna à direita, abaixo do menu principal, o terceiro item após “Busca CEP ou Endereço” e “Rastreamento de objetos”. Em “Preços e prazos”, você tem acesso a um submenu onde os dois primeiros itens são as calculadoras para envios nacionais e internacionais.

Nesta área, você vai indicar a data da postagem (para obter o prazo) e o CEP de origem (de onde o produto sai) e de destino (para onde ele vai). Depois, você escolhe o serviço (PAC ou Sedex).

Dependendo do formato selecionado, será necessário complementar as informações de formato e peso. Além disso, você pode comparar essa simulação com os outros serviços disponíveis, selecionando a opção (quando disponível), logo abaixo da caixa de seleção “Tipo do serviço”.

É importante lembrar que essa informação pode sofrer pequenas variações, não representando o valor exato da postagem. Depois, basta ir até uma agência dos Correios para fazer a postagem.

E se, ao calcular o frete dos meus produtos, acabar perdendo no envio de um pedido?

O melhor, neste caso, pode ser arcar com essa diferença e corrigir para as próximas, pois, ao enviar uma correção, você pode acabar perdendo a venda e o cliente.

Uma dica importante: se o produto tiver um frete muito alto, pode valer a pena a ida a uma agência para obter uma informação mais exata sobre o seu peso cúbico e evitar surpresas.

Agora, quando perguntarem “como calcular o frete dos meus produtos”, a resposta ficou muito mais fácil! E, se você gostou deste artigo, não deixe de assinar nossa newsletter. Lá, sempre enviaremos novidades e informações preciosas para ajudar o seu e-commerce a crescer!

Na Frenet, você consegue conectar sua loja com as principais transportadoras, com as principais soluções de serviços de entregas, inclusive motoboys.

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