Skip to main content

Saiba como funciona o Pix no e-commerce

Pagar e receber transações financeiras nunca foi tão fácil. O meio de pagamento instantâneo Pix, veio para facilitar ainda mais alguns processos e dar às pessoas mais autonomia na hora de pagar e receber, ampliando horários de transações e não acarretando custo extra.

Ainda existem dúvidas quando o assunto é o Pix no e-commerce. O Pix é uma transferência monetária em tempo real e sem necessidade de intermediários, o que faz com que a transação tenha menor custo, ou seja, é um meio de pagamento que facilita a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e recolhimento de impostos.

Neste artigo, pensamos em tópicos para deixar um pouco mais claro o que é o Pix e como ele funciona na prática no comércio eletrônico. 

O que muda com o Pix?

Na verdade, nada muda, pois ainda todas as formas de transferências são válidas, TED ou DOC, além de boleto ou pagamento em cédulas de dinheiro. Ele é apenas mais uma opção, mas que apresenta a facilidade da instantaneidade a qualquer horário, sem custos. 

O Pix pode ser utilizado para transferências: 

  • Entre pessoas físicas;
  • Entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais;
  • Para transferências envolvendo órgãos governamentais como pagamentos de impostos e taxas; 
  • Pagamento de salários e benefícios sociais;

Chaves de acesso: 

As chaves Pix são os apelidos utilizados para identificar a sua conta, e para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor. As pessoas físicas poderão ter até 5 chaves Pix por conta, às pessoas jurídicas até 20 chaves. Elas devem ser exclusivas, ou seja, não é possível adicionar uma mesma chave em mais de uma conta. A cada instituição as chaves cadastradas devem ser diferentes: CPF, telefone celular ou e-mail.

Conforme regras do Banco Central, através do Pix pode-se fazer transações financeiras das seguintes formas:

1- Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta);

2- Informando a chave Pix, onde o usuário adiciona a uma conta que já possui. Essa chave será cadastrada e pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ;

3- Ou através de leitura de QR Codes.

E no e-commerce, como utilizar o Pix?

Para quem trabalha no e-commerce, o Pix é mais um meio para facilitar vendas. Estima-se que o processo de eletronização do mercado é mais um incentivo para o consumo online, já que não tem custos para o consumidor e evita transações via boleto e cartão.

Já é sabido que cerca de 80% dos usuários utilizam o cartão de crédito nas compras online, sendo mais de 60% via celular. O que quer dizer que o consumidor já está comprando no mobile, e o Pix virá para facilitar ainda mais as compras no e-commerce.

Outro fator importante é que com o Pix, o lojista recebe a transação de imediato, podendo seguir com a separação do produto e envio, sem precisar esperar a confirmação do cartão ou boleto. Com os recebimentos mais rápidos, os lojistas otimizam sua gestão de fluxo de caixa o que facilita a automatização da conciliação bancária. 

Para o cliente que optar em utilizar o Pix, na finalização da compra aparecerá Pix como forma de pagamento possível. Ao escolher a opção, basta confirmar os dados e inserir a autenticação cadastrada no Pix.

Principais vantagens de utilizar o Pix:

  • Agilidade e instantaneidade nos pagamentos e recebimentos;
  • Redução de intermediários na cadeia de pagamentos eletrônicos;
  • Redução do uso de cédulas de dinheiro e instrumentos custosos para efetuar compras e vendas;
  • Potencialização da inclusão financeira;

A tecnologia é um fator que vem para somar na experiência do consumidor de e-commerce e também do empreendedor, que através de um ERP automatiza os processos de gestão e faz com que o empreendedor cresça mantendo sua operação organizada, segura e eficiente. Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática tudo o que um sistema de gestão online e em nuvem pode fazer pelo seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *